Reunião na Mogiana inicia elaboração de Plano Piloto de Saúde


15/02/2005 18:06

Compartilhar:

Clique para ver a imagem " alt="Deputado Simão Pedro com o prefeito de São João da Boa Vista, Nelson Mancini Nicolau , e a vice-prefeita, Elecine Vidolim". Clique para ver a imagem ">

Da assessoria do deputado Simão Pedro

Mais de 100 pessoas - entre prefeitos e diretores de Santas Casas - lotaram auditório em São João da Boa Vista para discutir com o deputado Simão Pedro (PT) e com o representante do Ministério da Saúde, Almair Guizard Rocha Filho, soluções que melhorem o atendimento aos moradores da região Mogiana. O encontro, que foi realizado no dia 11 de fevereiro, iniciou os debates para a elaboração de um Plano Piloto Regional que otimize os recursos financeiros e humanos disponíveis.

Os primeiros estudos para a elaboração do Plano Piloto serão iniciados imediatamente e farão um diagnóstico da situação de cada um dos hospitais da região para propor medidas que potencializem os serviços e a qualidade dos investimentos federais. Além disso, o Ministério da Saúde vai realizar um Work Shop na região para subsidiar as pesquisas e sugerir ações que evitem o desperdício e a sobreposição de esforços.

Simão Pedro fez uma avaliação bastante positiva do encontro. "Foi uma reunião altamente representativa", afirmou o deputado. "Nossa intenção é dar início a um processo permanente que promova o diálogo, a racionalização de recursos e a melhoria do atendimento". Na opinião do deputado, "sozinhos, os municípios dificilmente conseguirão resolver os problemas de seu município, mas se unirem esforços, todos só têm a ganhar".

O representante do Ministério da Saúde,afirmou que "o encontro foi importante para podermos esclarecer quais são as responsabilidades de cada um dos entes da federação". Muitas vezes, as cobranças recaem, erroneamente, sobre o Ministério da Saúde, mas a responsabilidade é do Governo Estadual". Segundo Rocha Filho, a iniciativa de promover o diálogo entre prefeituras, Estado e Governo Federal deverá impulsionar melhorias significativas no sistema de Saúde da região.

spedro@al.sp.gov.br

alesp