Caminhada pelo SUS reúne 700 pessoas


11/04/2008 19:36

Compartilhar:

Simão Pedro participa de caminhada no centro de São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/SIMAO PEDRO CAMINHADA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Cerca de 700 pessoas participaram nesta segunda-feira, 7/4, Dia Mundial da Saúde, de uma caminhada em defesa do SUS. Os manifestantes se concentraram em frente à Secretaria Municipal de Saúde, na rua General Jardim, no centro de São Paulo, e seguiram a pé até o prédio da prefeitura de São Paulo, no Viaduto do Chá.

O deputado Simão Pedro (PT) participou do ato ao lado de representantes de conselhos locais de saúde. Durante a manifestação, o grupo protestou contra o sucateamento do SUS em São Paulo promovido pela administração Kassab e divulgou carta aberta à população sobre a situação em que se encontram as unidades da rede de saúde.

"Enfrentamos filas e horas de espera. Só fazem curativo e não tratam as causas do problema. Não cuidam da doença, muito menos da saúde", dizia um trecho do documento, assinado pelos integrantes dos conselhos de saúde que participaram da plenária municipal realizada em março.

"A atual gestão da prefeitura não tem feito nada para melhorar a prestação de serviços aos usuários da rede pública. O resultado dessa política de descaso pode ser visto nas filas que se formam nas unidades médicas, em função da demora no atendimento", afirmou Simão Pedro.

Na semana que marca o Dia Mundial da Saúde, a luta da comunidade, com apoio de Simão Pedro, do federal Paulo Teixeira (PT/SP) e de outras lideranças do PT, resultou em conquista importante para São Miguel, a construção de uma unidade básica de saúde no Jardim Helena. A prefeitura abriu licitação para obra e o posto ficará no cruzamento das ruas Pedroso da Silva e Silveira Pires. A expectativa é de que até o dia 15/4 já se saiba qual será a empreiteira responsável pela construção do prédio.



spedro@al.sp.gov.br

alesp