Comissões aprovam projeto lei que garante proteção à pessoa com autismo


08/10/2009 18:45

Compartilhar:

Gilmaci Santos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2009/GILMACIAUTISMO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em 6/10, o Diário Oficial publicou dois pareceres favoráveis ao Projeto de Lei 549, de 2008, de autoria do deputado Gilmaci Santos (PRB). São eles: o 1766/2009, da Comissão de Saúde e Higiene, e o 1767/2009, da Comissão de Finanças e Orçamento. O projeto institui legislação de proteção à pessoa portadora de autismo.

Segundo a Comissão de Saúde e Higiene, "a justificativa do projeto demonstra muito bem a necessidade de adoção das medidas ora preconizadas". A ideia é assegurar o atendimento nas áreas de saúde e educação à pessoa portadora do autismo, criando mecanismo legal que permita o acesso do autista a tratamento especializado na rede pública de saúde.

"O Estado carece de políticas públicas voltadas à pessoa portadora do autismo e esse projeto de lei vem de encontro às necessidades dessas pessoas", afirma Gilmaci Santos. O projeto também cita, no art. 3º, inciso 2º, que dentre os serviços oferecidos, estará incluso o tratamento com profissionais das áreas de psicologia, neurologia, psiquiatria, pedagogia especializada, fonoaudiologia e fisioterapia, além de aplicativos indicados para o autista.



gilmacisantos@al.sp.gov.br

alesp