Deputado defende permanência do agricultor no campo


10/06/2005 11:53

Compartilhar:

Deputado Caramez debate, no sudoeste paulista, com lideranças locais, a questão do crédito fundiário<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Caramez agricultor.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da assessoria do deputado João Caramez

O deputado João Caramez (PSDB) visitou cidades do sudoeste paulista, na sexta-feira, 3/6, ocasião em discutiu com lideranças locais a questão do crédito fundiário, que beneficiará centenas de pequenos agricultores que sobrevivem da agricultura familiar.

Técnicos da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) reuniram agricultores do município de Capão Bonito, para divulgar as formas de acesso ao programa do governo federal para aquisição de terras. O deputado Caramez, o diretor do Itesp, Jonas Villas Boas, o prefeito José Carlos Tallarico Júnior, e os vereadores Abner Baptista da Silveira e Denílson de Vasconcelos destacaram a importância do programa para o pequeno agricultor, ressaltando que programas de incentivo geram renda e garantem a permanência do homem no campo.

O programa Nacional de Crédito Fundiário foi desenvolvido para substituir o extinto Banco da Terra, e tem o Itesp como gestor no Estado de São Paulo. No novo programa, são oferecidas duas linhas de crédito que poderão ser requeridas pelo grupo interessado na aquisição do imóvel rural: Consolidação da Agricultura Familiar (CAF) e Nossa Primeira Terra (NPT), esta última direcionada a grupo de jovens agricultores da faixa etária de 18 a 24 anos.

João Caramez aproveitou a visita para participar no município de Campina do Monte Alegre da reunião do Consórcio de Desenvolvimento das Regiões Sul e Sudoeste (Condersul) que reuniu os prefeitos de Capão Bonito, José Carlos Tallarico Júnior; Guapiara, Flávio de Lima; Campina do Monte Alegre, José Benedito Ferreira; Itapeva, Luiz Antonio Hussne Cavani, presidente do Condersul; Bom Sucesso de Itararé, Maria Cândida Santos Andrade; Taquarivai, Maria Sebastiana Cardoso Prioste e Buri, Jorge Loureiro.

Da reunião tirou-se a proposta de uma ação imediata de todas as prefeituras envolvidas para que os pequenos agricultores não deixem a terra em busca de trabalho nos grandes centros.

e-mail: jcaramez@al.sp.gov.br

alesp