Presidente da Assembleia recebe homenagem na Faculdade de Direito da USP


30/11/2010 19:50

Compartilhar:

Flavio Flores da Cunha Bierrenback, Barros Munhoz, Antônio Magalhães Gomes Filho, Celso Lafer, Maia Aguilera e José Carlos Madia de Souza<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2010/PresMunhozLgoSFranciscoMMY1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Autoridades acompanham homenagem<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2010/PresMunhozLgoSFranciscoMMY3.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Barros Munhoz e Antonio Magalhães Gomes Filho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2010/PresMunhozLgoSFranciscoMMY2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Barros Munhoz (ao microfone) discursa durante homenagem<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2010/PresMunhozLgoSFranciscomMMY4.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente da Assembleia, deputado Barros Munhoz, foi homenageado nesta segunda-feira, 29/11, juntamente com alunos e ex-alunos da Faculdade de Direito do Largo São Francisco que concorreram a diversos cargos na eleição de outubro de 2010.

Promovida pela Associação dos Antigos Alunos da FDUSP, na sede da faculdade, a homenagem teve, segundo os organizadores, o objetivo de valorizar os antigos e atuais alunos que tiveram a coragem de abraçar a política como forma de servir à comunidade.

José Carlos Madia de Souza, presidente da Associação dos Antigos Alunos da FDUSP, ressaltou que com este evento se inicia uma tradição de valorizar a participação dos "franciscanos" na política. "A presença dos ex-alunos na política é marcante, são 12 presidentes da república, 44 governadores, diversos prefeitos e centenas de parlamentares em vários níveis. Nesta última eleição, 17 "franciscanos" concorreram a diversos cargos e 11 foram eleitos, inclusive o novo vice-presidente, Michel Temer", afirmou.

Para Antonio Magalhães Gomes Filho, diretor da Faculdade de Direito da USP, o evento reforça a tradição da São Francisco de formar as elites dirigentes do país. Outra tradição destacada por Gomes é o debate político dentro da faculdade.

Filho de político " seu pai foi prefeito de Itapira (SP) ", Barros Munhoz afirmou que sua vocação política floresceu nos debates nas arcadas. "Aqui cresceu meu apego pela causa pública, pelo bem comum. O Centro Acadêmico 11 de Agosto era referência nacional. Lembro em 1964, quando houve aqui uma palestra de João Pinheiro Neto e a faculdade foi invadida, houve tiroteio. Lembro-me que nós tomamos a faculdade para preservá-la. O presidente da UNE na época era o José Serra, que passou várias noites aqui conosco. Tudo isso marcou muito minha vida e impulsionou meu desejo de entrar na vida pública."

Outro homenageado da noite foi o deputado Fernando Capez, que se referiu à homenagem como emocionante. "É uma emoção, frequentei esta faculdade de calça jeans e camiseta, daqui eu guardo algumas das melhores recordações da minha vida. A lembrança da vida acadêmica me traz alegria, pois junto com o debate existiam os momentos de confraternização e brincadeira."

Para Bruno Covas a homenagem é uma forma de reconhecimento do trabalho desenvolvido no parlamento e um incentivo para continuar a luta democrática.

Além dos parlamentares citados, também foram homenageados os candidatos: Plínio de Arruda Sampaio, candidato à presidência da república; Paulo Teixeira (PT), eleito deputado federal; Luiza Eluf, candidata a deputada federal; Anahí Caproni, candidata à presidência; Marcos Chien, candidato a deputado federal, e Fábio Feldmann, que foi candidato a governador.

Ocuparam assento na mesa coordenadora do evento, além do presidente da Assembleia, do diretor da faculdade de direito e do presidente da Associação dos Antigos Alunos as seguintes autoridades: Maia Aguilera, presidente do Centro Acadêmico XI de Agosto; Flávio Flores da Cunha Bierrenbach, ex-ministro do Superior Tribunal Militar; e o professor e ex-ministro Celso Lafer.

alesp