Formatura de alunos do EJA em São Bernardo do Campo


12/07/2011 10:50

Compartilhar:

Ana do Carmo, Luiz Marinho e a secretária de Educação, Cleuza Repulho <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2011/ANACARMOEJA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Muita emoção marcou a noite de mais de 1,3 mil pessoas que compareceram ao Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe), em São Bernardo do Campo, na última quinta-feira, 7/7, para receber a certificação de conclusão de curso das turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) participantes do Programa Municipal de Alfabetização e Cidadania (Promac), Educação Profissional e Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (Mova).

A solenidade contou com a presença da deputada Ana do Carmo (PT), que também participou da entrega de alguns certificados. Para animar a cerimônia, alunos fizeram uma apresentação de rap junto com integrantes do projeto hip hop sobre as ações do EJA.

Para Ana do Carmo, começa uma nova etapa na vida de cada um deles. "Agora, com essa conquista, todos podem sonhar com dias melhores e pensar na universidade. Outros dão um exemplo, como é o caso do jovem Steiner Vaccari Canosa", disse a deputada. O estudante, de 22 anos, que é artista plástico e tem síndrome de Down, acaba de concluir a 8ª série do ensino fundamental.

A Educação de Jovens e Adultos é uma política que se responsabiliza pelo direito à educação para todos. O EJA em São Bernardo começou em 1989, mas apenas em 2009 se caracterizou como política pública e tem como preceito um trabalho embasado em uma educação conscientizadora, libertadora e transformadora, que conduza os alunos a um horizonte maior de visibilidade de alternativas de sua participação em seu mundo social. No ensino profissionalizante, os formandos receberam seus diplomas dos cursos em alimentação, construção civil, marcenaria, meio ambiente, imagem pessoal, informática e costura.

"É muito bom ver a administração de São Bernardo do Campo comprometida com uma educação para todos", afirmou a deputada ao parabenizar o prefeito Luiz Marinho, que entregou, nesta administração, 4,7 mil novas vagas na rede municipal de ensino e está construindo mais de 11 mil, além da reforma de centenas de escolas e requalificação dos professores. E em agosto, vai entregar 15 mil netbooks aos estudantes. (mlf)



anadocarmopt@al.sp.gov.br

alesp