Capacitação ajuda a diminuir desigualdade entre municípios


07/11/2011 21:01

Compartilhar:

Sidney Beraldo e Mauro Bragato<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/InvesteSP07nov11Marco3.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fórum de Capacitação aos Municípios Paulistas <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/InvesteSP07nov11Marco1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sidney Beraldo ao microfone <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/InvesteSP07nov11MarcoNomeada.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> O objetivo do evento é a atração de investimentos e obtenção de linhas de financiamentos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/InvesteSP07nov11Marco2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa, representada pelo deputado Mauro Bragato (PSDB), participou do Fórum de Capacitação aos Municípios Paulistas para atração de investimentos e obtenção de linhas de financiamentos, realizado nesta segunda-feira, 7/11, na sede do governo paulista. O parlamentar manifestou descontentamento com o aprofundamento das disparidades municipais.

Bragato argumentou que sem emprego e renda é impossível a uma cidade se manter. Mesmo admitindo que o próprio país apresenta muita desigualdade social e econômica, ele entende que o Estado de São Paulo, pela sua pujança, deve incrementar políticas para o desenvolvimento de municípios, visando à diminuição dessas diferenças.

O secretário da Casa Civil, Sidney Beraldo, louvou o esforço de Bragato, atual presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Assembleia, nessa empreitada. Beraldo pontuou que há uma tendência no mundo globalizado pela concentração de investimentos. Segundo o secretário, mais de 90% da riqueza mundial encontra-se sob domínio de apenas 43 países; em São Paulo, apenas cem dos 645 municípios concentram 80% do PIB estadual. A melhoria da infraestrutura municipal e a ampliação no nível de escolaridade aumentam a competitividade das cidades e são atrativos para investimento, alertou Beraldo.

Luciano Santos Tavares de Almeida, presidente da Agência Investe São Paulo, e Ana Maria Gava, da Agência de Fomento Paulista Nossa Caixa Desenvolvimento, expuseram os objetivos das agências e mostraram como as cidades podem se beneficiar de sua atuação para aumentar sua receitas, atrair investimentos e criar empregos.

A Nossa Caixa Desenvolvimento dá apoio financeiro a iniciativas que estimulam o desenvolvimento dos setores produtivos e melhoria da qualidade de vida. Os municípios podem se beneficiar de suas linhas de financiamento para estimular pequenos produtores e aumentar a competitividade dos produtos locais, por exemplo.

A Investe São Paulo, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, executa políticas que contribuem para a atração de novos investimentos nacionais e internacionais para o Estado de São Paulo para estimular a competitividade da economia paulista, a geração de empregos e renda para a população e a inovação tecnológica. (JR/ot)

alesp