Ministro da Saúde anuncia medidas de combate ao crack


06/07/2011 16:41

Compartilhar:

Reunião sobre medidas de combate ao crack<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2011/DONISETEBRAGACRACKx-jpg.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Após participar de reunião, em Brasília, com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, nesta terça-feira, 5/7, o deputado Donisete Braga (PT), coordenador da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Crack, anunciou que o ministro quer construir um plano especial de combate ao crack para o Estado de São Paulo, em conjunto com os deputados estaduais, o governo do Estado e a prefeitura da capital. O ministro anunciou algumas medidas que deverão ser implementadas de imediato.

Ministério e frente parlamentar vão organizar uma audiência pública, em agosto próximo, na Assembleia Legislativa, anunciou Braga. O ministro adiantou medidas como a implantação de consultórios de rua, aumento do número de unidades de residência terapêutica, criação de enfermarias especializadas em álcool e drogas, fortalecimento das comunidades terapêuticas, requalificação do Samu para atender dependentes químicos e o aumento de R$ 57 para R$ 200 da diária para tratamento de dependentes no sistema público.

Donisete Braga (PT) sugeriu ao ministro que destine verba ao Estado de São Paulo para a implantação de Centros de Referência em Álcool, Tabaco e outras Drogas (Cratod) nas sedes das regiões administrativas do Estado. "Só temos uma unidade na capital. Ela faz um trabalho exemplar e deve ser ampliada para outras regiões", explicou.

O médico Roberto Tykanori, coordenador da área de Saúde Mental/Álcool e Drogas do ministério participou da reunião, além dos deputados membros da frente, Jooji Hato (PMDB), Olimpio Gomes (PDT) e o vereador Chico Macena, que coordena frente com o mesmo objetivo na Câmara Municipal de São Paulo.

Após o encontro com os deputados, o ministro promoveu uma reunião de trabalho sobre o mesmo tema com técnicos da prefeitura e do governo de São Paulo.

Os deputados da frente parlamentar ainda ficaram em Brasília para participar, nesta quarta-feira, 7/7, às 15h, de audiência pública da Frente Parlamentar Mista de Combate ao Crack, na Câmara dos Deputados.



dpbraga@al.sp.gov.br

alesp