Trabalhadores debatem questão das fábricas ocupadas

Audiência com parlamentares e líderes de movimentos discutiu situação da Cipla, Interfibra e Flaskô
20/07/2007 19:08

Compartilhar:

Aldemir, representante do conselho de Fábrica da Flaskô<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Aldemir100 lem.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Raul Marcelo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/raul marcelo92 lem.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vereadora Marcela Moreira <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/marcela moreira110 lem.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Pedro Santinho, coordenador de comissão da fábrica Flaskô<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/pedro santinho 88 lem.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência pública debate questão das fábricas ocupadas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Audi public fabr10 lem.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Auditório Franco Montoro da Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/audi public fabr 69 lem.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com o objetivo de mostrar apoio ao Movimento das Fábricas Ocupadas por Trabalhadores, o deputado Raul Marcelo (PSOL) promoveu nesta sexta-feira, 20/7, no auditório Franco Montoro, uma audiência pública com a presença da vereadora da Câmara Municipal de Campinas Marcela Moreira e de representantes de vários movimentos, entidades e agrupamentos políticos. O assunto central da audiência foi a ocupação das fábricas Cipla, Interfibra e principalmente a Flaskô, uma fábrica que atua no ramo de embalagens plásticas industriais.

Para iniciar, os representantes da Flaskô fizeram um breve histórico da situação das fábricas ocupadas no Brasil. Pedro Santinho, coordenador da comissão da Flaskô, afirmou que o objetivo do movimento é a estatização dessas fábricas, pois crê que esta é única maneira de cumprir as funções sociais e melhorar as condições dos trabalhadores. Além disso, fez críticas aos políticos que tentam desestimular os movimentos dos trabalhadores e se mostrou contra a intervenção de outros países na questão das fábricas ocupadas.

Segundo o outro representante do conselho de Fábrica da Flaskô, Aldemir, é importante buscar apoio político, se manifestar e se unir aos outros movimentos. "A luta é árdua, mas com certeza a vitória virá".

A vereadora Marcela Moreira constatou que os trabalhadores possuem muita força e precisam se organizar para atingirem seus objetivos, até que todos possam contar com uma sociedade onde a renda seja melhor distribuída e não fique concentrada nas mãos de poucos. "É preciso enfrentar o neoliberalismo que apenas retira direitos dos trabalhadores", disse.

O encontro esclareceu aos participantes as ações do movimento das fábricas ocupadas e estimulou os trabalhadores a lutarem pelos direitos.

alesp