Assembléia Legislativa homenageia os 125 anos do Colégio Piracicabano


06/10/2006 19:59

Compartilhar:

Centro Cultural Martha Watts, onde foi fundado o Colégio Piracicabano, em 1881<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/FELICIO COLEGIO Piracicabano.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembléia Legislativa prestará na segunda-feira, 9/10, homenagem aos 125 anos do Colégio Piracicabano, em sessão solene a ser realizada às 10h no auditório Franco Montoro. Esse colégio de Piracicaba foi a primeira instituição de ensino metodista a se instalar no Brasil.

O deputado Roberto Felício (PT), autor da propositura que homenageia o Piracicabano, conta que em 1881 a missionária norte-americana Martha Watts chegou à cidade com a proposta de implantar uma instituição de ensino diferenciado, com metodologia inovadora para a época. Segundo o parlamentar, o Instituto Educacional Piracicabano, que deu origem à conceituada e renomada Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), pode se orgulhar de ter sido, e continuar sendo, um referencial para a educação em todo o Brasil.

O deputado também ressaltou a notoriedade da instituição em outras áreas do conhecimento e sua vocação humana, principalmente em relação à cultura (destaque para a Escola de Música "Ernst Mahle") e ao esporte (uma referência às equipes de basquete masculino e feminino que se tornaram ícones do esporte piracicabano, paulista e brasileiro).



"A história do Colégio Piracicabano está intrinsecamente ligada ao desenvolvimento cultural, social e político da cidade", diz Felício ao lembrar que o primeiro presidente civil do Brasil, Prudente de Moraes, foi um dos grandes incentivadores da instalação do colégio na cidade, onde sua filha também foi educada.

rfelicio@al.sp.gov.br

alesp