Emanuel von Lauenstein MassaraniA paisagem de Magda Bugelli é emblemática. Repropõe a cidade como protagonista de uma história filtrada, nua, atraída até mesmo na sua conceitualidade, alienada dos fatos que nela podem acontecer. Trata-se de uma cidade que é real e ao mesmo tempo sonhada, onde as vozes de seus habitantes, que a invadem, reassumem com sua passagem tantas lendas esquecidas e cada vez renovadas.A artista trabalha a matéria como uma gravadora elabora sobre a placa de metal, como um escultor molda o barro. Define relevos e cavidades, delineia veios, ramificações, bulbos, nós. Calcula dilatações e absorções. Certas obras apresentam retalhos da vida urbana, onde personagens aparecem discretamente através da neblina da memória, e constituem alveares visuais com envolvimentos poéticos sob o seu pincel.Graças a essa carga de lirismo e de comedida poesia consegue infundir em suas obras uma luminosidade rica da intimidade de seu mundo interior. Sensível e meditativa, sociável e solitária, Magda Bugelli busca sua inspiração na natureza e no clima urbano que a envolve, disciplinando com clareza a pincelada e alcançando, através de uma pintura delicada e sublime, resultados originais que acentuam o seu completo domínio dos meios e seu gosto preciso.A eficácia expressiva de tal pintura, resultado da pincelada, da luminosidade difundida e da ausência de qualquer retórica, coloca a artista entre fantasia e realidade, num mundo onde se movimenta com absoluta desenvoltura, entre uma harmonia de sentimentos e um lirismo reflexivo.Mesmo com origens fantásticas, as obras "Portal" e "Composição azul", doadas ao Acervo Artístico do Palácio 9 de Julho e realizadas em técnica mista sobre tela, são composições pictóricas não totalmente sensitivas ou casuais, mas fruto de reflexão.A ArtistaMagda Bugelli nasceu em São Paulo no ano de 1935. Formou-se na Escola Panamericana de Arte em 1957. Realizou diversos cursos de arte: pintura acadêmica, com o professor Arauto Queiroz (1957); impressionismo, com o professor Rubenza (1980); retratismo, com o professor Ampara Martinez; teoria da arte, com o professor Rios (1987); técnica mista, com o professor Di Castro (1990); a cor do som, com a professora Ruth Daher (1991) arte moderna, com o professor Myasaka (1991).Desde 1982 pertence a União Nacional de Artes Plásticas (UNAP). É filiada à Associação Internacional de Artes Plásticas, da Unesco (1983) e à Associação Paulista de Belas Artes (1997) e foi catalogada no Anuário Internacional das Artes, Paris.Entre as diversas exposições individuais e coletivas, participou do I Salão Nacional de Artes Plásticas Pablo Picasso (1981); do VII Exposição Cultural do Imigrante na Bienal de São Paulo (1983); da Paleta de Ouro de Artes Plásticas (1985); da Bienal do Livro de São Paulo (1990); com a ilustração da capa do livro "Transpondo Barreiras" de Sérgio Boudaquian, e do Salão Bunkyo "100 Anos Brasil-Japão" (1995).Recebeu inúmeros prêmios, destacando-se entre eles: VII Prêmio Brasil Contemporâneo de Arte (1996); Medalhas de Ouro no IV Salão Nacional de Artes Plásticas (1982); I Salão de Artes Plásticas do Nu (1984) e IV Salão Nacional Flores da Primavera (1986).