Concertos musicais, lançamento de livros, aniversário do Museu e distinções em 2007

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
12/02/2008 18:41

Compartilhar:

Emanuel von Lauenstein Massarani<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Emanuel von Lauenstein Massarani.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Talentos da Assembléia se apresentando <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/talentos-lespier%20e%20grupo02.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Lucius de Mello<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Lucius de Mello 3.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Paralelamente à série de exposições quinzenais realizadas no Espaço Cultural V Centenário e no Espaço Candido Portinari, às mostras no Espaço DDI, a Superintendência do Patrimônio Cultural promoveu no decorrer do ano de 2007 diversas manifestações que incluíram concertos musicais, lançamento de livros, a comemoração do 5° aniversário do Museu de Arte do Parlamento e as distinções recebidas pela Assembléia Legislativa da Bienal Internacional de Florença com a outorga da Grande Medalha Lorenzo De" Médici.

Quarenta e seis artistas doaram ao acervo do Museu de Arte 56 obras, sendo 36 pinturas, 12 esculturas e 8 fotografias. Por outro lado, desejando iniciar um intercambio artístico entre a Bienal Internacional de Roma e o nosso Museu, seu presidente o professor Giuseppe Chiovaro, ofereceu ao deputado Vaz de Lima uma exposição dos artistas premiados na recente bienal que deverá ser realizada no Espaço Cultural V Centenário em junho do corrente ano.



Junho



Palestra em Florença sobre atividades do Museu



O Superintendente do Patrimônio Cultural da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, Emanuel von Lauenstein Massarani, convidado pelo Comitê Organizador da Bienal Internacional de Florença realizou na capital florentina uma palestra sobre o Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, detalhando a orientação da nova Mesa Diretora no sentido de ampliar as atividades culturais tanto no campo das artes plásticas quanto na música e no lançamento de obras literárias.

Os integrantes do Comitê tiveram a oportunidade de assistir ainda uma gravação realizada pela TV Assembléia com uma entrevista dada pelo Presidente Vaz de Lima, historiando sobre a criação e o acervo do Museu de Arte do Parlamento, hoje integrado à vida cultural de São Paulo. Por ser o único Museu de Arte criado num Parlamento, cópia do programa em questão foi entregue à direção da UNESCO em Paris que deverá se manifestar formalmente sobre a iniciativa.

Participaram da reunião do Comitê, o professor Raffaele Arecco, Jacopo Celona, diretor da Gryphon Projects, Niccoló Rosselli Del Turco, presidente da Associação dos Palácios Históricos Italianos, Vito Abba, Angelina Herrera, Alessandra Miranda e Domenico Celona.

Julho



Bienal de Florença outorga a Grande Medalha Lorenzo de" Médici



Em reunião realizada em inícios de julho, o comitê da Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Florença outorgou à Assembléia Legislativa de São Paulo a Grande Medalha Lorenzo De" Medici, o Magnífico.

A importante distinção atribuída a cada cinco anos por aquela entidade reconhecida oficialmente pelas Nações Unidas, Unesco, União Européia e Governo Italiano foi entregue ao presidente Vaz de Lima pelo senhor Emanuel von Lauenstein Massarani.

O chefe do Legislativo Paulista recebeu, por sua vez, um diploma de reconhecimento especial e uma medalha de ouro.



"A Travessia da Terra Vermelha" de Lucius de Mello



O escritor, jornalista e pesquisador do Laboratório de Estudos sobre Etnicidade da USP, Lucius de Mello lançou, na segunda quinzena de julho, no Espaço Cultural V Centenário, o livro "A Travessia da Terra Vermelha " uma saga dos refugiados judeus no Brasil", publicada pela Editora Novo Século.

Segundo a professora Maria Luiza Tucci Carneiro, "o livro é um convite à rememoração da história dos judeus refugiados do nazismo, em Rolândia, no norte do Paraná. Nesta região conhecida por sua terra fértil, roxo avermelhada, dezenas de famílias judias recomeçaram suas vidas após percorrer uma larga trilha que ligava o inferno nazista ao Paraíso brasileiro."

Agosto



5º aniversário do Museu de Arte do Parlamento



A passagem do 5º aniversário da criação da primeira fase do acervo artístico da Assembléia Legislativa foi marcada por um concerto da Orquestra Sinfônica do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, realizado no Hall Monumental do Palácio Nove de Julho, e por homenagens aos presidentes do Legislativo das três gestões anteriores e à atual Mesa Diretora.

Após a saudação inicial e o histórico detalhado pelo superintendente do Patrimônio Cultural, Emanuel von Lauenstein Massarani, o presidente Vaz de Lima fez entrega de Diplomas de Reconhecimento ao deputado Sidney Beraldo, atual secretário estadual de Gestão Pública, pela aprovação em 2004 do projeto de criação do painel São Paulo, de autoria do pintor Rodrigues Coelho; ao deputado Rodrigo Garcia pela formalização da Superintendência do Patrimônio Cultural e do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, em 2005.

Ao deputado Walter Feldman, atual secretário municipal de Esportes, impossibilitado de comparecer ao evento, foi encaminhado um diploma por ter lançado as bases em 29 de agosto de 2002, do que seria o futuro museu. Todos os homenageados, inclusive o presidente Vaz de Lima, receberam das mãos do superintendente Massarani uma mini"escultura em pó de mármore, intitulada "De vento em popa".

Em seu discurso o deputado Vaz de Lima destacou as atividades culturais, artísticas e musicais que são realizadas mensalmente em nossos espaços. Fez questão de salientar a importância do Museu de Arte do Parlamento e sua inclusão no roteiro cultural do Estado e da cidade de São Paulo, bem como a distinção outorgada à Assembléia, através da Grande Medalha Lorenzo De"i Médici, pela Bienal Internacional de Florença.



Obras de Yves Rudner Schimidt, Leopoldo Mozart, Villa Lobos, A. L.Weber, Ippolitov-Ivanov, Johann Strauss e Franz Lehar, foram interpretadas com maestria pelos jovens integrantes da Orquestra Sinfônica do Conservatório Musical de São Paulo. Ricardo Rossetto Mielli, seu regente, foi homenageado ao final do concerto.



Outubro



Afalesp doa obra de Lúcio Bittencourt ao Museu da Escultura ao Ar Livre

Para marcar o 60º aniversário de sua fundação, a Associação dos Funcionários da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (Afalesp) doou ao Museu da Escultura ao Ar Livre, instalado nos jardins do Palácio 9 de Julho, a mais recente escultura de Lucio Bittencourt, intitulada O Pássaro.

A obra foi entregue pela presidente da entidade, Rita Amadio Ferraro, ao presidente do Legislativo, deputado Vaz de Lima, na presença de inúmeros funcionários, do autor da obra e de presidentes de associações de funcionários de legislativos de outros Estados.

Falaram na ocasião a presidente da Afalesp, o crítico Emanuel von Lauenstein Massarani, superintendente do Patrimônio Cultural, analisando a obra doada, e o presidente da Assembléia, enaltecendo o gesto que valoriza o acervo do Museu da Escultura.

A cerimônia contou com a participação do Grupo Abaçai Cultura e Arte, apresentando o Maracatu e a "Suíte dos Tambores".

Semana de Talentos: interação de servidores do Legislativo

Coincidindo com as comemorações do Dia do Funcionário Público, a Assembléia promoveu, entre 22 e 29 de outubro, a 2ª Semana de Talentos dos seus funcionários.

A programação contou com grande variedade de manifestações artísticas incluindo música, artes plásticas, artesanato, dança e fotografia envolvendo funcionários de vários setores da Casa, aposentados e os filhos dos servidores que, além de participar do coral infantil, expuseram suas obras.

As atividades incluíram ainda uma oficina de dobraduras de papel, uma oficina de poesia, apresentações de new age, noite literária, com sopa de letrinhas, crônicas e poesias e música instrumental.

A Semana de Talentos que faz parte do calendário de atividades do Parlamento Paulista conta com o apoio das entidades representativas dos servidores da Assembléia (Afalesp, Sindalesp, ATTL-P e Aspal), da Cooperalesp e da Superintendência do Patrimônio Cultural.

Novembro



"Itália-Brasil Arte 2007"



Várias manifestações marcaram o lançamento do livro Itália-Brasil Arte 2007, de autoria do crítico Emanuel von Lauenstein Massarani, editado pela Galeria Spazio Surreale e pelo Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico no Estado de São Paulo.

Presentes diversos artistas, críticos de arte e parlamentares, o evento foi prestigiado pela presença de Lucia Pattarino, cônsul geral adjunto da Itália em São Paulo, representando o ministro Marco Marsilli e o embaixador Michele Valensise. A cônsul falou da importância de publicações do gênero, que aproximam artistas dos dois países. Felicitou o autor do livro e Lívia Bucci, idealizadora do projeto que há anos promove artistas italianos no Brasil e brasileiros na Itália.

Na abertura, o coral Idepac, instituído por Sérgio Contente, presidente do Instituto de Desenvolvimento Profissional e constituído de alunos daquela entidade, se apresentou interpretando vocal e teatralmente músicas de filmes da Brodway. Ao final, com a presença de mais de 200 artistas, o autor da obra autografou o livro, amplamente ilustrado, realizado com a coordenação gráfica de Carlos Rogério Bucci Navarro.



Calos Araujo premiado com sua Bíblia Ecumênica



Autor da Bíblia entregue ao papa Bento XVI, quando de sua visita em maio último, o pintor Carlos Araujo, foi premiado na Bienal Internacional de Florença pelo conjunto de sua obra. O artista que possui obra no Acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo entregou um exemplar de sua obra ao presidente Vaz de Lima, que conta com uma introdução do Pontífice, do cardeal dom Marco Piacenza, do bispo dom Emílio Pignoli e do presidente da fundação Pax Emanuel von Lauenstein Massarani.

alesp