PT comemora 30 anos de Legislativo

Deputados fundadores lembram das conquistas da bancada paulista
22/02/2010 23:00

Compartilhar:

Eduardo Suplicy <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2010/SUPLICY (5).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marcelo Cândido e José Zico Prado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2010/ZED_1426.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Marcelo Cândido, Mário Reali, Beatriz Pardi e José Zico Prado <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2010/ZED_1315.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Zico Prado e Beatriz Pardi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2010/BIA PARDI.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Edinho Silva, Clara Ant, Ruy Falcão, Arlindo Chinaglia e Eduardo Suplicy <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2010/ZED_1313.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> PT comemora 30 anos de Legislativo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2010/ZED_1326.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Beatriz Pardi e Clara Ant<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2010/BIA PARDI (1).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em Sessão Solene presidida pelo deputado Ruy Falcão, o Partido dos Trabalhadores comemorou, nesta segunda-feira, 22/2, os 30 anos de existência na Assembleia paulista. Como lembrou o senador Eduardo Suplicy, primeiro orador a ocupar a tribuna durante a solenidade, depois do decreto do presidente Geisel que extinguiu, em 1979, o MDB e a Arena, Suplicy foi convidado a participar da fundação do PT. Após consultar os eleitores, filiou-se ao partido juntamente com os deputados João Baptista Breda, Irma Passoni, Geraldo Siqueira, Sergio Santos e Marco Aurélio Ribeiro, no dia 10 de fevereiro de 1980. Suplicy declarou que apesar de às vezes ter posições diferentes dos companheiros de partido, nunca cogitou se afastar do partido. "Acredito que o PT tem possibilidades enormes de ajudar o Brasil a se transformar no país de nossos primeiros ideais".

Convidada a falar em seguida, a ex-deputada Clara Ant, que atualmente é assessora da presidência da República, lembrou as conquistas da bancada feminina e das companheiras Luiza Erundina e Telma de Souza, que se afastaram do cargo para ocuparem as prefeituras de São Paulo e Santos. Clara lembrou ainda da luta da bancada do PT pelo fim da aposentadoria dos deputados, "uma luta complicada, mas que acabou por ser vitoriosa e extinguiu a aposentadoria dos deputados, dando início a uma reforma política que vem se desenrolando, apesar de muito lentamente".

Clara terminou dizendo que essa luta de décadas do PT pela democracia, anistia, movimentos populares, movimentos sociais etc. não seguiu nenhum modelo já consagrado por outro partido político. "O PT nasceu e se conservou com a cara do Brasil, um Brasil plural", e elogiou a militância de Rui Falcão, principalmente pela sua luta em favor da democracia interna do partido.

Após as homenagens a ex-líderes da bancada petista na Casa, o presidente da sessão, Rui Falcão, falou da luta da bancada do PT nos 30 anos de Assembleia e de como o partido, que atualmente comanda o Brasil, tem atuado de maneira consistente na defesa de seus ideais, os mesmos desde a sua fundação.

Participaram ainda da solenidade, e foram homenageados, os ex-deputados Beatriz Pardi, José Zico Prado, Marcelo Cândido e Mario Reali.

alesp