Museu de Escultura ao Ar Livre - Reinaldo Teixeira


01/07/2011 09:38

Compartilhar:

Sepé Tiaraju<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2011/ESCULTURAREINALDO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reinaldo Teixeira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2011/TEXTOLEGREINALDOTEIXEIRAx.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O abandono da ideia construtivista e estrutural implica, para certos historiadores de arte, até mesmo uma regressão. Reinaldo Teixeira utiliza sucata de inox na elaboração de suas esculturas, que estão longe daquelas do movimento construtivista.

Sua obra nasce da resistência a um modernismo de plantão e de sua crítica, o artista usa materiais descartáveis que retornam entretanto ao mundo das emoções e dos instintos humanos. O escultor não busca necessariamente estruturas, mas a utilização do volume onde inclui, com habilidade, figuração e ornamentação, jogo e sonho, agressão e defesa.

O elemento novo não está nos materiais que Reinaldo Teixeira utiliza, nem mesmo na dinâmica ou na modificação das formas. A grande novidade está na emoção que o artista aplica na sua criação ao lado de certa vontade de surpreender.

A originalidade da combinação de materiais e de formas constitui em uma espécie de crítica à vida de nossos dias. Eis por que suas esculturas dependem muito da sensibilidade de tato do observador. Técnica e emotivamente, o sentido do toque encontra aqui um largo campo de ação.

Reinaldo Teixeira se esforça constantemente no seu aperfeiçoamento pessoal, utilizando técnicas inventadas e por ele aplicadas, onde encontra um ponto comum orientado em direção a um novo realismo.

Nas quatro faces de "Sepé Tiaraju", obra doada ao Museu da Escultura ao Ar Livre nos jardins do Palácio 9 de Julho e premiada com Medalha de Ouro no 22º Salão de Arte de Pinheiros, o sentido extremamente emocional do artista se serve de figuras para produzir em sua escultura um ritmo livre e envolvente.



O artista

Reinaldo Teixeira nasceu em São Paulo em 1968. A partir dos dez anos de idade manifestou suas tendências artísticas, dedicando-se a entalhar madeira.

Após cursar o Senai, passou a trabalhar numa metalúrgica aos 18 anos, quando descobriu o aço e suas múltiplas ações utilitárias no campo industrial. Em 2004 interessou-se pela utilização do aço na arte, realizando uma série de esculturas com restos usados na metalúrgica.

Desde então realizou diversas exposições coletivas no Central Plaza Shopping (2007 e 2008): individuais no Clube Atlético Ipiranga, no Central Plaza Shopping e no Espaço Cultural Candido Portinari, na Assembleia Legislativa (2009).

Foi premiado como o melhor escultor do São de Arte do Atrium Cultural e Medalha de Ouro do Salão de Arte de Pinheiros (2009), e possui obras em diversas coleções particulares e no Museu da Escultura ao Ar Livre no Palácio 9 de Julho.

alesp