Seicho-No-Ie celebra 82 anos


12/03/2012 20:04

Compartilhar:

Jooji Hato<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2012/SolSeichoNoIe1mar12Rob2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Hoemnagem à Hatiro Shimomoto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2012/SolSeichoNoIe1mar12RobHomenagemAHatiroShimomoto.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2012/SolSeichoNoIe1mar12RobNomeada.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Seicho-No-Ie, considerada por alguns seguidores como filosofia e por outros como religião, foi homenageada em sessão solene que comemorou na Assembleia Legislativa seus 82 anos de fundação. A sessão ocorreu por solicitação do deputado Jooji Hato (PMDB).

Os oradores falaram sobre a história da doutrina. Segundo eles, a Seicho-No-Ie surgiu em 1º/3/1930, como revista de cultura moral, e vicejou no Japão após a 2ª Guerra Mundial. É alicerçada nas escrituras de Masaharu Taniguchi, falecido em 1985, composta por 40 volumes nos quais estão sintetizadas suas pregações. Os ensinamentos contribuíram para a revitalização da devoção popular, incentivando os adeptos a práticas de origem religiosa.

O conjunto doutrinário da Seicho-No-Ie reúne tradições xintoístas, cristãs e budistas, dentre outras. Predominam, a exemplo de outras novas seitas japonesas, elementos da religiosidade nipônica que valorizam todas as formas de vida, prezam pelo respeito ao próximo, a gratidão aos pais e o culto aos ancestrais. Além disso, enfatizam a gratidão à família e a Deus e o poder da palavra positiva que influencia na formação de um destino feliz.

Hatiro Shimomoto, propositor da celebração do Dia da Seicho-No-Ie, e a deputada federal por São Paulo, Keiko Ota, foram homenageados. Keiko e Wilson José Nardi falaram de suas experiências positivas a partir do contato com as doutrinas.

Jooji Hato encerrou a sessão lembrando que haverá retransmissão da sessão solene, na íntegra, no sábado, 17/3, às 21h, pelos canais TVA, 63; NET, 13 e TV digital, 61,2.

alesp