Visita à base aérea de Santos


01/04/2008 19:47

Compartilhar:

Haifa e o prefeito Farid Madi recepcionam Sérgio Gaudenzi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/HAIFA INFRAERO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Haifa Madi (PDT) participou da recepção do presidente da Infraero, Sérgio Gaudenzi, ao lado do comandante do Núcleo de Base Aérea, tenente-coronel Jorge Tebicherane, e autoridades da região, durante visita à base aérea em Santos.

A Infraero demonstrou interesse em assumir a administração do futuro Aeroporto Civil Metropolitano, em Guarujá. Durante a visita do presidente da estatal, o desejo foi confirmado. Gaudenzi disse que a Infraero está satisfeita em atender à Baixada Santista, principalmente por ser sede de um dos maiores portos da América Latina. "Eu não tenho dúvida de que o aeroporto de Guarujá terá muito movimento de passageiros e de cargas", disse. Uma das justificativas para o êxito do empreendimento, segundo o presidente, é a proximidade do local com a Capital e a movimentação do Porto de Santos.

A Infraero é vinculada ao Ministério da Defesa e administra, ao todo, 67 aeroportos brasileiros, 80 unidades de apoio à navegação aérea e 32 terminais de logística de carga. A estatal é responsável pelas seguintes áreas dos aeroportos: pista, pátio de estacionamento, embarque e desembarque de passageiros e logística de cargas.

O prefeito de Guarujá afirmou que a prefeitura aguarda assinatura do convênio com o 4º Comando Aéreo Regional (IV Comar), que permitirá a gestão compartilhada do aeródromo. O projeto já tem aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e licença ambiental prévia. O termo aditivo do convênio entre a Aeronáutica e a Prefeitura abre espaço para a busca de parceiros, a fim de viabilizar o processo licitatório para as obras, no caso da iniciativa privada, ou a concessão para operação, se a Infraero assumir a administração.

Segundo a deputada Haifa, "o aeroporto representará um grande avanço para o turismo da região".



hmadi@al.sp.gov.br

alesp