Planejamento regional contribui para desenvolvimento integrado


13/04/2011 17:00

Compartilhar:

Pedro Bigardi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2011/PEDROBIGARDIMETROPOLIx.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Pedro Bigardi (PCdoB) cobrou maior planejamento do Estado para os municípios paulistas, em 12/4, durante audiência pública sobre a reorganização da Região Metropolitana da Grande São Paulo, com a participação de secretários estaduais, prefeitos e vereadores. "Queremos que este planejamento seja um instrumento efetivo de participação e criação de políticas públicas para todo o Estado, de combate à pobreza e desigualdade social", destacou Bigardi em nome da bancada do partido, formada ainda pela deputada Leci Brandão. O vereador Netinho de Paula, também do PCdoB, representou o presidente da Câmara de São Paulo, José Police Neto.

Para Bigardi, há muito que o Estado não discute com a população mudanças que podem melhorar a qualidade de vida. "Sou engenheiro civil e trabalho com planejamento urbano há 32 anos. Nas últimas três décadas, o planejamento deixou de existir na Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S.A. (Emplasa). Parece que o Estado abdicou de trabahar com planejamento", ressaltou o deputado, lembrando das três regiões metropolitanas do Estado: Campinas, Baixada Santista e a de São Paulo.

O parlamentar reforçou ainda a necessidade da criação de mecanismos para sustentar a iniciativa. "Se não tratarmos de forma consolidada, não garantiremos a sua efetiva implantação. Apresentei uma Proposta de Emenda à Constituição para que as regiões metropolitanas, aglomerados e microrregiões constituídas tenham um Plano Diretor Regional. O objetivo é garantir que haja debates e aplicação do planejamento", disse.



pbigardi@al.sp.gov.br

alesp