Lançada pedra fundamental da Fatec de Americana


07/02/2006 16:48

Compartilhar:

Deputado Vanderlei Macris (esq.) no lançamento da pedra fundamental do novo prédio da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Americana<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/MACRIS PEDRA Assinatura.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com a presença dos prefeitos Erich Hetzl Júnior (Americana), José Maria de Araújo Júnior (Santa Bárbara d´Oeste) e Manoel Samartin (Nova Odessa), do deputado Vanderlei Macris (PSDB) e da superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, foi realizado nesta terça-feira, 7/2, em pleno canteiro de obras, o lançamento da pedra fundamental do novo prédio da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Americana.

Para o deputado Macris, que intermediou junto ao Governo do Estado para obter os recursos para a obra, o momento era de muita alegria. "Considero esta obra tão ou mais importante que várias outras que conquistamos para a nossa região, como a Estadra Balsa, a duplicação da estrada Americana-Nova Odessa, a Ponte do Funil ou a duplicação da Ponte do Salto Grande", disse Macris.

O prédio da Fatec vai custar R$ 2,7 milhões e está em construção na Vila Amorim, em um terreno de 42 mil m² doado pela prefeitura. A construção ocupa cerca de 4 mil m². A expectativa da diretora da Fatec de Americana, Doralice Balan, é ampliar, com o novo prédio, o número de alunos dos atuais 800 para cerca de 1600. Os dois cursos oferecidos, de Processamento de Dados e Tecnologia Têxtil, vão passar por uma reformulação e novos cursos deverão ser implantados, como o de Química Têxtil.

De acordo com a superintendente do Paula Souza, não seria possível conseguir todos os recursos para obra sem o apoio do deputado Macris. Ela enfatizou também o auxilio do prefeito que fez a doação da área. "Fico feliz quando há esse empenho político em benefício de um projeto", ressaltou. Laura adiantou que já começou a articular com empresários da região o apoio para a criação, na Fatec, de um grande pólo de formação profissional nas áreas de Processamento de Dados e Têxtil. "O Centro Paula Souza foi reconhecido a melhor instituição de educação profissional do país".

O prefeito Erich Hetzl também ressaltou o empenho do deputado Macris na conquista da obra. "A construção da Fatec deve-se única e exclusivamente à luta do deputado Macris, que abraçou essa causa", disse. As palavras do prefeito Erich foram ratificadas pelo prefeito José Maria, que também elogiou o empenho do deputado na luta por recursos para as cidades da região.

Ao final da solenidade foi depositada, na pedra fundamental, uma cápsula com documentos, planta da obra, assinaturas das pessoas que participaram e um exemplar dos jornais da cidade Todo Dia e O Liberal. A cápsula deve ser aberta daqui a 100 anos.

vmacris@al.sp.gov.br

alesp