Protocolo de intenções ratifica realização de seminários sobre a importância do voto

Projeto é uma parceria entre Assembléia, Secretaria de Educação, TRE/SP e Instituto da Cidadania
05/05/2004 21:20

Compartilhar:

Presidente Beraldo e deputado Emídio de Souza, 1º secretário da Assembléia Legislativa no ato de assinatura do protocolo de intenções<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/AssinaProtocol5mai04 A Mau.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maurílio Maldonado, presidente do ILP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/AssinaProtocol5mai04 D Mau.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presidente Sidney Beraldo: Desejamos que a democracia possa ser instrumento de mudança para uma sociedade mais justa e solidária<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/AssinaProtocol5mai04 B Mau.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Os seminários começam nesta quinta-feira, 6/5, e se estendem até setembro. Serão realizados quatro encontros mensais (maio, junho, agosto e setembro), cada um contando com a presença de 80 estudantes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/AssinaProtocol5mai04 C Mau.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO

"Desejamos que a democracia possa ser instrumento de mudança para uma sociedade mais justa e solidária. Por isso é importante fazer um trabalho integrado, começando pela escola, para criarmos uma consciência política nos jovens", afirmou o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sidney Beraldo, ao assinar o protocolo de intenções que viabiliza a realização, pela segunda vez em ano eleitoral, de 16 seminários sobre a importância do voto, voltados para alunos de ensino médio da rede pública e privada do Estado de São Paulo. Os seminários serão realizados todas as quintas-feiras, a partir de 6/5, das 8h às 13h.

Para o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TER), Álvaro Lazzarini, "esses seminários são uma possibilidade de levar ao jovem a cultura política, direcionando-o para que assuma efetiva responsabilidade sobre os destinos do município, do Estado e da nação brasileira".

A representante da Secretária de Educação, Arlete Scotto, falou da importância de promover cidadania entre os mais de dois milhões de jovens estudantes do ensino médio no Estado. "A participação dos jovens, hoje, não se dá sem um trabalho como esse. Nosso interesse maior é a construção de uma cidadania política para nossos jovens", ressaltou.

Crítico político

"Quando o cidadão faz parte do processo político, torna-se um crítico político e não fica esperando que as mudanças caiam do céu ou que sejam feitas por outra pessoa", declarou o presidente do Instituto da Cidadania, Paulo Saab. Segundo ele, os jovens que começarão a votar precisam entender melhor o funcionamento das instituições políticas.

Também o 1º secretário da Assembléia, deputado Emídio de Souza (PT), manifestou sua satisfação quanto à realização desses encontros aqui na Assembléia. "As escolas não podem ser apenas centros de transmissão de conhecimento, mas centros de formação de cidadãos", asseverou.

Os seminários começam amanhã, 6/5, e se estendem até setembro. Serão realizados quatro encontros mensais (maio, junho, agosto e setembro), cada um contando com a presença de 80 estudantes. Os debates serão transmitidos pela TV Assembléia para um público externo estimado em 10 mil estudantes da rede pública.

Cada sessão contará com professores especialistas em ciências políticas e que ministram aulas na USP, PUC e FAAP. A infra-estrutura para o evento fica a cargo do Instituto do Legislativo Paulista (ILP).

Parceiros da cidadania

O objeto deste instrumento é a constituição de uma parceria, visando à realização do seminário A importância do voto, oferecido gratuitamente aos estudantes da rede pública e privada estadual e direcionado, prioritariamente, ao ensino médio. O enfoque desses seminários é a sensibilização dos jovens para a importância do voto como canal legítimo de participação nas políticas públicas e nos destinos da nação.

alesp