Governo de São Paulo lança programa de construção, reforma e ampliação de fóruns


23/07/2007 17:19

Compartilhar:

Deputado Edmir Chedid e Governador José Serra na solenidade no Palácio da Justiça<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/CHEDID CONSTRUCAO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Governador José Serra, vereadora Gislene Bueno, dep. Edmir Chedid, vereador Ronaldo Teixeira e vereador Sidiney Guedes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/CHEDID CONSTRUCAO B.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Para um público que reuniu secretários de Estado, deputados federais e estaduais, desembargadores, juízes, advogados, prefeitos, vereadores e demais autoridades, o governador José Serra anunciou nesta quinta-feira,19/7, no Palácio da Justiça, o lançamento de um pacote de obras de construção, reforma e ampliação de 37 fóruns no Estado. Entre as autoridades presentes estavam o presidente do Tribunal de Justiça, Celso Limongi, o secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Luiz Antonio Marrey, o procurador geral do Estado, Rodrigo Pinho, e o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.

Ao todo, o governador do Estado, por intermédio da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, investirá R$ 141,3 milhões no programa de obras 2007/2008, o que representa uma verba superior à empregada nos últimos seis anos.

De acordo com o secretário Luiz Antonio Marrey, para quem a inclusão do fórum bragantino na etapa inicial do pacote atribui-se às gestões ininterruptas do deputado Edmir Chedid, a Secretaria da Justiça irá construir nove fóruns e ampliar/reformar outros cinco prédios. Além dessas obras, há ainda seis em andamento totalizando 20 construções no Estado. O pacote abarca ainda 17 obras de acessibilidade (instalação de elevadores e adequação de sanitários e rampas) em outras comarcas.

Marrey lembrou que o programa inclui demandas antigas de comarcas da Grande São Paulo e do interior do Estado. Segundo ele, os novos projetos contemplam: gabinete do juiz, sala de julgamento (salão do júri), salas para instalação das varas de acordo com a demanda, espaços específicos para o Ministério Público, a Defensoria Pública e a OAB, cartório, área para instalação de agência bancária, sanitários, copa, elevadores, cela para réus e garagem.

O cronograma do pacote prevê, em sua primeira etapa, o início imediato das obras nos fóruns de Bragança Paulista, Fernandópolis, Suzano e São José do Rio Preto. Na etapa 2, com início das obras previsto para até o final de 2007, serão contempladas as comarcas de Santa Cruz do Rio Pardo, Jacareí, José Bonifácio e Francisco Morato. A terceira etapa, em que os processos encontram-se em licitação, inclui as cidades de Guarulhos e São José dos Campos. Já a etapa 4 compreende os fóruns de Osasco, Caraguatatuba, Itaquera e Lapa, cujos projetos estão em desenvolvimento.

Na quinta e última etapa do programa, estão incluídos os 17 municípios beneficiados com obras de acessibilidade.

Os municípios de Barretos, Campinas, Itapetininga, Ferraz de Vasconcelos, Pindamonhangaba e Itu fazem parte do lote de obras que estão em andamento e serão finalizadas pelo programa.

Acompanharam o deputado Edmir Chedid, os vereadores Ronaldo Teixeira, presidente da Câmara Municipal de Bragança Paulista, Sidiney Guedes e Gislene Bueno.

echedid@al.sp.gov.br

fotos e legendas

CHEDID CONSTRUCAO - Deputado Edmir Chedid e Governador José Serra na solenidade no Palácio da Justiça

CHEDID CONSTRUCAO b - Gov.José Serra, vereadora Gislene Bueno, dep. Edmir Chedid, vereador Ronaldo Teixeira e vereador Sidiney Guedes

alesp