Rodrigo Garcia assume a Secretaria Especial de Desburocratização da Capital

Nova pasta deve diminuir o custo do serviço público e facilitar a abertura e o fechamento de empresas
29/01/2008 18:46

Compartilhar:

Aloysio Nunes Ferreira, Gilberto Kassab, Rodrigo Garcia e Guilherme Afif Domingos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/RODRIGO mmy (50).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em cerimônia realizada na sede da prefeitura de São Paulo nesta terça-feira, dia 29/1, o deputado Rodrigo Garcia (DEM) foi empossado na recém-criada Secretaria Especial de Desburocratização.

O presidente Vaz de Lima elogiou a trajetória política de Rodrigo Garcia, que considera assumir agora "uma função de grande magnitude na prefeitura", e saudou a idéia da criação de uma pasta para tratar de desburocratização.

Representando o governador José Serra, Guilherme Afif Domingos, secretário estadual do Trabalho, comemorou o entrosamento do Estado com a prefeitura. Lembrou também que o Programa de Desburocratização começou no governo Serra após estudo do Banco Mundial, que apontou que a burocracia "barra o empreendedorismo e gera informalidade". Afif também revelou a intenção do governo do Estado de criar um "Poupatempo do Empreendedor".

O prefeito da capital, Gilberto Kassab, afirmou que este é "um momento especial de sua gestão", e lembrou o compromisso de Serra pela desburocratização. Disse também que, com a nova Secretaria Especial de Desburocratização, será possível "avançar num dos temas mais importantes para facilitar a vida do cidadão".

Também saudaram o novo secretário Aloysio Nunes Ferreira, secretário da Casa Civil do governo do Estado, Clóvis Carvalho, secretário municipal de Governo e, em nome da Câmara Municipal de São Paulo, o vereador Netinho.

O trabalho de Hélio Beltrão, antigo ministro extraordinário para a Desburocratização, foi lembrado por Rodrigo Garcia ao agradecer o convite para que assumisse a Secretaria de Desburocratização. Garcia citou o trabalho de José Serra pela simplificação dos processos burocráticos, iniciado em 2005 com a criação do Comitê Municipal de Desburocratização. A nova secretaria irá diminuir o custo do serviço público e facilitar a abertura e o fechamento de empresas, disse Garcia, que afirmou também que será feita uma análise permanente para melhoria e a extinção das exigências burocráticas desnecessárias, num "mutirão pela simplificação dos processos administrativos".

alesp