A escultura arquitetural de Juan Fernando Herrán: oposição entre volume e forma geométrica

Museu da Escultura ao Ar Livre
12/08/2005 18:42

Compartilhar:

obra Emplazamientos, doada pela Fundação Bienal de São Paulo ao acervo do Museu da Escultura ao Ar Livre<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Juan F Herran emplazamiento.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Juan F Herran emplazamiento2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O rigoroso desenvolvimento do funcional na arquitetura havia, durante vários anos, tornado impossível o diálogo entre arquitetura e escultura. Entretanto, a antiga afinidade da época dos gregos e dos romanos tem se manifestado novamente em nossos dias. Orientado em direção de novas possibilidades, esse elo está sendo reatado, em que pese o tabu a respeito do funcional não ter desaparecido completamente.

Desde a metade do século XX e no início do novo milênio, estamos em pleno Século do Espaço, portanto propício para que arquitetura e escultura se aproximem num diálogo real e propício.

Estamos de pleno acordo com o crítico M. Hammacher quando afirma que as duas revelações espaciais não devem vir de um só lado, mas dos dois. É nesse sentido que o MAM de São Paulo, do Rio de Janeiro e agora a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo criaram um Museu da Escultura ao Ar Livre, exatamente proporcionando uma integração da escultura com os seus respectivos edifícios.

A obra de Juan Fernando Herrán é uma escultura arquitetural que está em harmonia com a própria arquitetura. O artista colombiano, ao pesquisar tanto na arquitetura colonial das antigas fortificações ibéricas construídas na América Latina quanto na história da escultura moderna, conseguiu com poucos elementos criar uma obra construtivista.

Como ele próprio explica, a "geometria tem gerado, através dos séculos, estratégias de defesa, controle e domínio territorial". Nessas condições, a inspiração do escultor se baseia nas formas e usos das fortificações, nascidas na sua maioria com a forma de uma estrela de cinco pontas.

Suas esculturas não são produzidas atualmente pelo velho método do corte direto da pedra dura. Elas são concebidas com a tecnologia de nossos dias, usando concreto, e encarnam a mais estrita abstração. A tensão de suas formas provém, em grande parte, da oposição entre o volume e a forma geométrica pura, oposição esta que força o material de tal maneira a chegar até o limite de sua força de distribuição e de equilíbrio.

Na obra Emplazamientos, doada pela Fundação Bienal de São Paulo ao acervo do Museu da Escultura ao Ar Livre, Juan Fernando Herrán produz linhas e superfícies que são exatas e perfeitas não somente como definições do volume, mas como valores espaciais.

O escultor

Juan Fernando Herrán nasceu em 1963 em Bogotá, Colômbia, onde estudou fotografia, escultura e arte em geral.

Participou de várias exposições, individuais e coletivas, entre as quais se destacam: "Define Context", Apex Art, Nova York, EUA (2000); "De Adversidade Vivemos", Museé d"Art Moderne de la Ville de Paris, França; "Versiones del Sur", Eztetyka del Sueño, Palácio de Velázquez, Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, Madri, Espanha (2001); "En Torno al Paisaje, Galeria Visor, Valência, Espanha; "Terra Incógnita", Museo de Arte Moderno, Bogotá, Colômbia; Liverpool Biennial, Inglaterra (2002); "Traces of Friday", Institute of Contemporary Arts, Filadélfia, EUA; "A Ras de Tierra", Allianza Colombo Francesa, Bogotá, Colômbia (2003); "Juan Fernando Herrán " Fotografias", Galeria Jenny Vilá, Cali, Colômbia.

Participou como artista convidado da 26ª Bienal Internacional de São Paulo e sua obra foi apresentada por Carmen Maria Jaramillo. Seus trabalhos encontram-se em diversas coleções particulares e oficiais da Colômbia, Estados Unidos e no Brasil, no Museu da Escultura ao Ar Livre da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

alesp