Aberta em Jandira exposição sobre hidrovia Tietê-Paraná


09/10/2009 12:05

Compartilhar:

Caramez e autoridades abrem exposição em Jandira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2009/caramez em jandira.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Exposição sobre a hidrovia Tietê-Paraná foi aberta pelo coordenador da Frente Parlamentar das Hidrovias (FPH), deputado João Caramez (PSDB), em 5/10, na Faculdade Eça de Queiroz (Faceq), em Jandira. O evento integra a Jornada Comemorativa do Rio Tietê, promovida pela frente.

Caramez também ministrou uma palestra sobre a Tietê-Paraná para os alunos da faculdade. Entre outros aspectos, ele abordou os trabalhos da FPH para promover o melhor aproveitamento da hidrovia e defender o uso múltiplo dos recursos hídricos, compatibilizando a preservação dos rios e o desenvolvimento dos municípios. "Esse é um tema de suma relevância, que exige reflexão de todos nós", salientou.

Quanto às vantagens da hidrovia, o deputado destacou a maior eficiência energética, menor impacto ambiental, menos consumo de combustível fóssil, redução na emissão de gases poluentes e no custo operacional e menores índices de acidentes. Na palestra também foi abordado o Hidroanel Metropolitano, com destaque para os benefícios da conexão intermodal na região metropolitana da capital. "Por meio dessa palestra, o deputado nos trouxe informações de extrema importância", disse o diretor da Faceq, Mauro Gonçalves.

O gerente do Centro de Atendimento do Departamento Hidroviário, Miguel Ribeiro, também participou da abertura da exposição, que fica em Jandira até hoje, 9/10. Depois ela segue para a Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Carapicuíba, onde será oficialmente aberta em 13/10.



jcaramez@al.sp.gov.br

alesp