Recursos para o funcionalismo e duplicação da Candido Portinari são as demandas de Franca

Audiência Pública LOA 2010 em Franca
07/08/2009 22:08

Compartilhar:

Dirce Faggioni<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/FRANCAdirce faggioni.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Representantes da Associação dos Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo (Apampesp)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/FRANCAROB 3063.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Jedy Pereira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/FRANCAjedy pereira.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Amorim <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/FRANCAcarlosamorim.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência na Câmara Municipal de Franca<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/FRANCAROB_3110.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência pública debate o Orçamento 2010<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/FRANCAmarco aurelio ubiali.deps.joaquim pereira ribeiro.dep tatto.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com a presença de cerca de 70 pessoas " metade do público representando a Associação dos Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo (Apampesp) " a Comissão de Finanças e Orçamento (CFO) realizou nesta sexta-feira, 7\8, na Câmara Municipal de Franca, audiência pública para debater o Orçamento estadual 2010 e colher sugestões para investimentos regionais. A reunião contou com o presidente da CFO, Mauro Bragato (PSDB), os deputados Enio Tatto (PT), Gilson de Souza (DEM) e Vitor Sapienza (PPS), além do presidente da Câmara de Franca, Joaquim Ribeiro, e do deputado federal Marco Aurélio Ubiali.



Bragato abriu os trabalhos explicando a dinâmica das audiências e passou a palavra para Joaquim Ribeiro que agradeceu a inclusão de Franca no calendário das reuniões da CFO. Ubiali destacou a necessidade de o Orçamento ser debatido de maneira ampla.



A importância do Orçamento e a evolução, ao longo dos anos, na forma de o Legislativo discuti-lo foram temas da inserção feita por Sapienza.



Os valores do Orçamento " arrecadação prevista de R$ 120 bilhões " foram referenciados por Tatto, que reclamou da falta de investimentos no funcionalismo e nas áreas prioritárias como educação e saúde.



A duplicação da rodovia Candido Portinari até a cidade de Rifaina foi uma das demandas apresentadas por Gilson de Souza.



O vereador de Franca Jepy Pereira falou sobre a vicinal que liga Franca a Ribeirão Corrente e que precisa de recuperação. "Apesar de ser um pequeno trecho de 5 km, a vicinal atende a perto de 400 propriedades agrícolas e serve para escoamento de produção." O deputado Gilson informou que o programa de vicinais entra na segunda etapa e que o pedido será encaminhado para atendimento.



Luiz Gonzaga Gaspar, do Ciesp, sugeriu a inclusão no Orçamento de recursos para a pesquisa voltada ao desenvolvimento da tecnologia do setor de calçados. Pediu ainda o recapeamento de vicinais e duplicação da rodovia Candido Portinari.



Em nome da Casa do Estudante de Franca, Carlos Amorim reclamou dos serviços da Sabesp e denunciou que o governo do Estado tem gasto os recursos da empresa com publicidade veiculada no Rio Grande do Sul. "Se a empresa realiza serviços no Estado de São Paulo, o que interessa aos cidadãos do sul saber o que a Sabesp faz", questionou Amorim.



Luiz Vergara disse que os moradores de Franca dependem da estrutura de Ribeirão Preto para fazer exames de ressonância magnética. "A Santa Casa de Franca precisa desse equipamento para atender 700 mil pessoas da região."



O cidadão Eurípedes Firmino quer um Orçamento mais participativo e transparente, que atenda as prioridades da população.





Funcionalismo bem representado



Diva Ferreira é diretora do Sindicato União dos Servidores do Judiciário e pediu mais recursos para o Poder Judiciário de forma que este possa honrar compromissos trabalhistas e proceder reajuste salarial.



Representante do Sindicato dos Funcionários do Centro Paula Souza, Denise Rykala solicitou mais investimentos em infraestrutura para atender ao processo de expansão de ensino.



A Apampesp mandou muitos integrantes para a reunião. Sua representante Dirce Faggioni entregou documento com pauta de reivindicações que inclui o recebimento de precatórios.



Paulo Fernando de Andrade é defensor público e em nome da categoria pediu aumento do número de funcionários na Defensoria em todo o Estado. Tatto lhe esclareceu que está em tramitação no Legislativo paulista projeto que cria 200 cargos de defensor no Estado. "Vamos lutar pela sua aprovação", disse Tatto.



Leonia Prieto, da Comissão Consultiva do Iamspe, pleiteou que o governo contribua para o financiamento da instituição, como fazem os funcionários públicos do Estado, que tem descontados 2% do salário para a manutenção do Iamspe.



Silas Cuba é vereador em Franca. Sua reivindicação é melhores vencimentos para os funcionários públicos aposentados, sobretudo, os professores.



A comissão seguiu para Ribeirão Preto, a fim de realizar a próxima audiência sobre o Orçamento estadual 2010 ainda nesta sexta-feira.

alesp