Inaugurada estação Pinheiros do Metrô nesta segunda-feira


16/05/2011 20:15

Compartilhar:

A estação Pinheiros fica na rua Capri,145, próxima à marginal de Pinheiros<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2011/InauguraEstacaoPinheirosMMY02.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Governador Geraldo Alckmin durante inauguração <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2011/METROCELSOGIGLIO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Interior da estação Pinheiros do Metrô<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2011/InauguraEstacaoPinheirosMMY03.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Estação Pinheiros, da Linha 4-Amarela <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2011/InauguraEstacaoPinheirosMMY.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, na companhia dos ex-governadores José Serra e Alberto Goldman, inaugurou a estação Pinheiros da Linha 4-Amarela do Metrô na manhã desta segunda-feira, 16/5. O deputado Celso Giglio (PSDB), 1º vice-presidente da Assembleia representou o Legislativo no evento que também contou com o deputado João Caramez (PSDB).

A estação Pinheiros fica na rua Capri, 145, próxima à marginal Pinheiros. A plataforma, de 132 metros de comprimento, é cercada por uma barreira de vidro, cujas portas se abrem somente quando a composição para. O caminho até o trem é traçado com piso tátil, para orientação de pessoas com deficiência visual.

A partir de agora, o terminal passa a operar de segunda à sexta-feira, das 4h40 às 15h. Já há trens trafegando pelo trajeto, que fica entre as estações Butantã e Faria Lima, ambas em funcionamento, chegando até a estação Paulista. A expectativa do governo é que, com nova a estação, seja ampliada a demanda da Linha 4-Amarela em cerca de 80 mil usuários por dia.

Geraldo Alckmin ainda anunciou a antecipação da integração com a Linha 9-Esmeralda, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), cuja estação Pinheiros pode ser vista da nova estação de Metrô de mesmo nome. A integração entre essas duas estações será feita através de uma passarela, cuja entrega está prevista para o dia 2/6, e será isenta de tarifa. Lá também há um bicicletário, com 200 vagas.

Segundo a assessoria do Metrô, a Linha 4-Amarela, que hoje permite transferência livre aos usuários entre as estações Paulista e Consolação, será interligada, no segundo semestre deste ano, com a Linha 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera"Palmeiras/Barra Funda) na estação República e a Linha 1-Azul (Jabaquara"Tucuruvi) na estação Luz. Com a inauguração da interligação às estações República e Luz, a Linha 4-Amarela passará a operar aos sábados e domingos. No complexo metroferroviário da estação Luz, a Linha 4-Amarela fará conexão com as seguintes linhas da CPTM: 7-Rubi (Luz-Francisco Morato), 10-Turquesa (Luz"Rio Grande da Serra) e 11-Coral/Expresso Leste (Luz"Guaianazes). (ot)

alesp