Fórum Mundial das Águas na França


12/03/2012 10:58

Compartilhar:

Beto Trícoli em Valência<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2012/BETOTRICOLIAGUAa.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O acesso à água potável e o saneamento como direito humano: este é um dos temas do Fórum Mundial das Águas, que acontece de 12 a 17/3, em Marselha, França. Delegações de 180 países já confirmaram a participação no evento, que acontece a cada três anos.

O deputado Beto Trícoli (PV), presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, já está na Europa. Ele representa o Parlamento paulista no Fórum, por meio de Comissão Especial de Representação, prevista no artigo 35, seção 4 do Regimento Interno. Acompanha Trícoli uma comitiva do Consórcio dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), numa série de visitas técnicas ao Tribunal das Águas e Confederação Hidrográfica do Jucar, em Valência, e ao Consórcio de Gestão das Águas da Catalunha, em Barcelona.

De lá, a comitiva brasileira do PCJ, com mais 40 pessoas entre prefeitos e técnicos em saneamento de cinco Estados brasileiros, chefiados pelo prefeito de Atibaia, Dr. Denig, irá se juntar a outras autoridades brasileiras, como o secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Bruno Covas, o secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni, a senadora Kátia Abreu, e o superintendente do DAEE, Alceu Segamarchi Junior, e segue para Marselha.

Nas visitas técnicas, a comitiva conheceu o modelo europeu de gestão dos recursos hídricos, legislação e normas que podem servir de base para as leis brasileiras do setor. (da)

betotricoli@al.sp.gov.br

Beto Trícoli (2º à dir.) em Valência

alesp