Sessão solene homenageia os 45 anos da Associação dos Advogados do Grande ABC


11/08/2006 16:04

Compartilhar:

Manoel Alcides Nogueira de Souza e Aglaia Garzeri <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Solene adv.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembléia Legislativa realizou nesta sexta-feira, 11/8, Dia do Advogado, sessão solene para homenagear os 45 anos de fundação da Associação dos Advogados do Grande ABC (AABC). O evento contou com a presença do presidente da AABC, Manoel Alcides Nogueira de Souza, do desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo e titular da cadeira de Direito Civil em mestrado e doutorado da PUC (Pontifícia Universidade Católica), Renan Lotufo, e do ministro do Superior Tribunal de Justiça, Cid Flaquer Scartezini, entre outros membros da entidade.

Segundo o presidente da AABC, o resgate da dignidade do advogado e dos valores morais da sociedade é o objetivo da entidade. Para Manoel Alcides Nogueira de Souza, cabe ao advogado promover esse resgate, uma vez que ele é um dos principais alicerces da sociedade. "O advogado é um poeta, que interpreta as leis em busca da verdade", declarou.

Os 179 anos de criação dos dois primeiros cursos de direito no Brasil foram lembrados no evento (o dia 11/8 comemora a criação, em 1827, desses dois cursos, em São Paulo e em Olinda). "Os maiores nomes da história do país vieram daí", disse Cid Flaquer.

Certificados da Assembléia Legislativa representando o reconhecimento da Casa ao trabalho desenvolvido pela AABC foram entregues a diversos membros da entidade em atividade ou que já prestaram serviços a ela. Para Cid Flaquer, a AABC tem contribuído muito, ao longo de seus 45 anos, para a construção da dignidade do advogado no país.

A AABC foi fundada em 1961, dentro do Edifício do Fórum de Santo André, com o nome de Associação dos Advogados de Santo André (AASA), e só passou a ter a denominação atual em agosto de 2000.

alesp