Congresso internacional debate na Assembléia programa brasileiro de biodiesel


04/05/2005 15:15

Compartilhar:

Presidente Rodrigo Garcia, ao abrir o debate <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/biopre.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Participaram do eventos representantes do setor de combustíveis renováveis entre outros<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/biopubl.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do debate que lança o 2º Congresso Internacional do Biodiesel<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/biomesa.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presidente da Câmara Paulista dos Biodiesel, Miguel Dabdoub<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/bioMiguelDabdoub.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Arnaldo Jardim e presidente Rodrigo Garcia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/biopreajard.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presidente da recém-criada Associação Brasileira das Indústrias de Biodiesel, Nivaldo Trama<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/bioNivaldoTrama.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

"Já se avançou muito em relação ao biodiesel no país e a criação de um horizonte de mercado é fundamental para o sucesso do Programa do Biodiesel Brasileiro", afirmou o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Rodrigo Garcia, ao abrir o debate que lança o 2º Congresso Internacional do Biodiesel na manhã desta quarta-feira, 4/5, na Assembléia paulista. Para ele, "é obrigação dos parlamentares paulistas discutir questões importantes para o desenvolvimento do Brasil e de São Paulo".

Segundo o deputado Arnaldo Jardim (PPS), coordenador da Frente Parlamentar pela Energia Limpa e Renovável, há uma confusão danosa em relação à implantação do Programa do Biodiesel com um programa de agricultura familiar que remete à inclusão social, inclusive a obrigatoriedade de obtenção do Selo Combustível Social, como pretende o Governo Federal. "Confundir os dois objetivos pode ser perigoso para o sucesso do Programa de Biodiesel, que é uma construção alternativa formidável para o futuro", asseverou.

"Todos temos interesse em um país melhor e mostrar a potencialidade do país na área de energia do biodiesel é ter uma visão de futuro, que necessita de uma política de Estado. O Brasil está no caminho certo quando discute, de forma consistente, a questão do biodiesel e percebemos que existe um interesse grande do Governo federal em tornar esse programa mais participativo", ponderou o presidente da Câmara Paulista dos Biodiesel, Miguel Dabdoub.

Essa é também a visão de Maurílio Biaggi, que participou, no passado, da implantação do Programa do Álcool. Segundo ele, não existe nada melhor para a economia do país do que programas como o do álcool e do biodiesel. "Para se ter uma idéia, as reservas de dendê do país equivalem às reservas de óleo da Arábia Saudita. O que falta para o biodiesel dar resultado é apenas a renúncia fiscal", destacou.

Fazendo coro a essa afirmação, o presidente da recém-criada Associação Brasileira das Indústrias de Biodiesel, Nivaldo Trama, afirmou "que nenhum país tem tamanho potencial de oferecer crédito de carbono como o Brasil, sendo desafiante congregar inúmeras forças de atuação em um programa que quer, inclusive, promover a inclusão social".

Além de representantes do setor de combustíveis renováveis, participaram do evento o deputado Sidney Beraldo (PSDB), Nélson Pedro Stalt, coordenador de Desenvolvimento dos Agronegócios do Governo do Estado, Evaristo Câmara Machado Neto, presidente da Associação de Cooperativas do Estado de São Paulo, além de vereadores dos municípios de Piracicaba e São Paulo.

alesp