Na Tribuna, ao microfone há 50 anos...


17/08/2005 20:03

Compartilhar:

Gabriel Quadros<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/gabrielquadros.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Oswaldo Samuel Massei<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/oswaldosamuel_massei.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Osny Silveira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/osnysilveira.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Exposição virtual, organizada pela Divisão de Acervo Histórico do Departamento de Documentação e Informação, está disponível no portal da Assembléia Legislativa. Discursos e imagens de parlamentares paulistas, em 1955, retratam um pouco da nossa história.

Transporte Público, o dia-a-dia do cidadão, com as atribuladas retiradas de camelôs do centro da cidade, aumento dos vencimentos do funcionalismo público, precariedade financeira do estado, construção de estradas... Meio século atrás, esses temas já figuravam nos discursos dos parlamentares paulistas.

A retomada dos discursos revitaliza a memória e nos dá a dimensão da recorrência dos temas abordados na Tribuna do Legislativo. Foram selecionados para a exposição 24 pronunciamentos, dentre eles um de Gabriel Quadros, pai de Jânio Quadros, questionando o comércio da Coca-Cola: "Como se trata de um produto artificial, contendo ingredientes químico-farmacêuticos de exclusiva prescrição médica (acido fosfórico e cafeína "in natura') deve ser obrigatoriamente declarada a sua posologia, ou seja, a sua dosagem nos rótulos do invólucro dos frascos..." Na foto emoldurada acima do discurso nota-se a semelhança de pai e filho.

A exposição traz, ainda, pronunciamentos de Abreu Sodré, Amaral Furlam, Blota Júnior, Cantídio Sampaio, Manoel Figueiredo Ferraz, Ralph Zumbano, entre outros. O deputado Osny Silveira, em seu discurso, declara a preocupação com a defesa do estado democrático:

"(...) se tivermos de passar, ainda uma vez, pela dolorosa experiência da supressão das liberdades públicas e da instauração do regime de arbítrio em nossa terra, se isso acontecer, Sr. Presidente e nobres colegas, não desejo que o meu posto seja achado vago. Quero estar aqui, ao lado dos meus eminentes pares, até o último momento, na defesa intransigente do mandato que o povo de São Paulo livremente nos outorgou."

O dia-a-dia dia do trabalhador, da gente simples que depende do trem, a "condução do pobre", mais barata e com horários fixos, é alvo do pronunciamento do deputado Osvaldo Samuel Massei: "O trem, como disse, faz parte da vida dessa gente. E quem quiser ter uma prova disso, que se coloque, já pelas 4 ou 5 da madrugada, numa das ruas centrais de Santo André, São Caetano ou de outras localidades ainda mais distantes, que são também servidas pela estrada de Estrada de Ferro Santos a Jundiaí. É um corre-corre tremendo rumo às estações; é a correria para o trabalho; é a correria para a luta cotidiana; é a correria para o progresso de São Paulo, inestancável."

Como afirma o curador da exposição e pesquisador da Divisão de Acervo Histórico, Álvaro Weisheimer Carneiro, "Ali estão o momento político, os problemas sociais, a cobrança oposicionista, o questionamento das políticas publicas, em pronunciamentos sobre problemas sociais e políticos, que mantêm uma instigante atualidade."

Imagens e documentos históricos no Portal

As fotos que ilustram a exposição estão sob a guarda da Divisão de Acervo Histórico, que tem sob sua responsabilidade 91 mil negativos fotográficos, todos digitalizados e disponíveis para consulta em seus terminais. Esse conjunto abrange o período de 1953 " quando foi criado o Serviço de Fotografia do Legislativo Paulista " a 1992, mostrando as atividades parlamentares, os visitantes nacionais e estrangeiros e os eventos ocorridos na e a partir da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo naquele período.

Os negativos, com recursos disponibilizados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), foram digitalizados e estão disponíveis para consulta nos terminais do Acervo Histórico.

A Divisão de Acervo Histórico tem realizado pequenas exposições fotográficas no Salão Nobre Deputado "Waldemar Lopes Ferraz", que posteriormente são colocadas à disposição, virtualmente, no portal da ALESP, juntamente com exposições realizadas em outros espaços do Legislativo, como as dos parlamentares paulistas Eugênio Egas, Caio Prado Júnior e Prudente de Moraes e a exposição virtual com fotos e documentos dos municípios do interior paulista. Visite a página do Acervo Histórico, no no portal da Alesp

www.al.sp.gov.br/web/acervo/index_acervo.htm

alesp