Assembleia aprova criação do Museu Estadual da Cultura e das Tradições do Negro


20/05/2009 17:57

Compartilhar:

Maria Lúcia Prandi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2009/PRANDIMUSEU 1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) comemora a aprovação do Projeto de Lei 733/2004, de sua autoria, que visa à criação do Museu Estadual da Cultura e das Tradições do Negro. Agora, a proposta aguarda a sanção do governador José Serra para se tornar lei.

"A aprovação deste projeto me traz uma alegria especial", afirma a deputada, que, ao longo de sua carreira, sempre procurou valorizar o papel da raça negra do processo histórico do Brasil. Ela também espera que esta proposta ajudará "na quebra de preconceitos, indo ao encontro do que prevê a Lei Federal 10.639/2003".

Esta lei estabelece a obrigatoriedade do ensino da história da África e da cultura afrobrasileira nas escolas públicas e privadas de níveis fundamental e médio. "O Museu Estadual será importante pilar para este processo, por meio de um acervo que será ponto de apoio para que professores e alunos vejam de perto o que é tratado nas salas de aula", acredita Prandi.

Conforme o projeto da deputada Prandi para viabilizar o Museu, o Estado poderá celebrar parcerias com a União, com municípios e com entidades da sociedade civil sem fins lucrati­vos. O acervo deverá dar ênfase especial ao registro visual e sonoro de depoimentos de afrodescendentes, de lideranças da luta em defesa da cultura e da causa negra e de personalidades do segmento.

"A constituição do Museu servirá para contar a verdadeira história do negro, com toda a sua amplitude, magia, riqueza e beleza. Será uma forma de reconhecer, divulgar a importância e dar visibilidade à raça, ensinando o respeito à sua contribuição. O Brasil é o segundo país com maior contingente de população negra do mundo, mas ainda hoje prevalece no inconsciente coletivo um padrão europeizado", completa a deputada.



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp