Assembléia paulista recepciona os participantes do Parlamento Jovem

Nesta sexta-feira, 24/11, uma sessão especial do Legislativo paulista será realizada por 94 jovens deputados
23/11/2006 19:29

Compartilhar:

Apresentação do coral do Projeto Guri de Santo André<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/ParlaJovem-Mauri-0104.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> 8ª edição do Parlamento Jovem paulista<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/ParlaJovem-Mauri-0099.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fausto Figueira, Ricardo Castilho, Maria Lúcia Prandi, João Caramez e Célia Leão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/ParlaJovem-Mauri-0087.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/ParlaJovem-Mauri-0076.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Teve início nesta quinta-feira, 23/11, a 8ª edição do Parlamento Jovem paulista, este ano direcionado aos estudantes do ensino fundamental. Idealizado em 1999 pela deputada Célia Leão e pelo ex-deputado César Callegari, o Parlamento Jovem é uma sessão especial do Legislativo paulista realizada por 94 jovens parlamentares. Nesse dia, estudantes selecionados vivenciam toda a rotina de uma casa legislativa, como eleição dos membros da Mesa Diretora e apreciação e votação de projetos de lei.

Nesta edição do PJ, a Assembléia recebeu 329 projetos de lei, dos quais 94 foram escolhidos, em um criterioso processo de seleção segundo o qual eles deveriam se enquadrar em um dos 12 partidos temáticos do evento (Agricultura, Cultura, Defesa dos Direitos do Consumidor, Direitos Humanos, Educação, Emprego, Esportes, Habitação, Juventude, Natureza, Saúde e Segurança Pública).

Democracia é tudo

Os deputados Fausto Figueira (PT), 1º secretário da Mesa Diretora, Ricardo Castilho (PV), Maria Lúcia Prandi (PT), João Caramez, Havanir Nimtz e Célia Leão, todos do PSDB, falaram da importância de participar do processo eleitoral e ressaltaram que a construção de um país melhor só é possível quando a democracia é exercida. "O parlamento é o mais democrático dos poderes", ratificou Figueira, que agradeceu ainda a participação das pessoas diretamente envolvidas na produção e realização do evento.

Lembrando o recente processo eleitoral, o deputado Ricardo Castilho comentou as "incertezas" da sociedade sobre o nosso futuro, por causa da posse dos novos governos, e enfatizou que os jovens deputados são "a realidade do Brasil". A perspicácia dos jovens que decidiram participar e contribuir ativamente para a construção de uma sociedade melhor também foi enaltecida pelos deputados Caramez, Prandi, Havanir e Célia Leão.

Após as boas-vindas, os jovens deputados, suas famílias, professores, convidados e funcionários da Alesp assistiram à apresentação do coral do Projeto Guri de Santo André, que, sob a regência da professora Paola Regina Fachinelli, e teclado de Fausto Ito, executou quatro canções de Chico Buarque de Holanda: "Bicharia", "Um Dia de Cão", "História de uma Gata" e "Minha Canção". Em seguida, os alunos participaram de uma mesa-redonda com o presidente da Assembléia, deputado Rodrigo Garcia (PFL).

Projeto Guri

O Projeto Guri Criado nasceu em 1995 na Secretaria de Estado da Cultura, "dentro de um preceito social de igualdades de condições para todas as crianças e adolescentes que vivem em lugares culturalmente carentes". "É um empreendimento sociocultural que consiste na socialização através da música, visando a formação de orquestras-escola, corais e grupos musicais na faixa etária de 8 a 18 anos."

O pólo de Santo André iniciou suas atividades em 2004 e atualmente oferece 162 vagas nos cursos de violino, viola, cello, contrabaixo acústico, saxofone, clarinete, trompete, trombone, percussão e canto coral.

alesp