As artes no clima da Copa

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
12/06/2006 17:51

Compartilhar:

Paulistinhas - Cristina Motta<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/obra cristina motta2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> E Agora Brasil? - Otávio Assad<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/e agora brasil.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Estamos em pleno clima de Copa do Mundo de Futebol.

Aqui e acolá o assunto é futebol, sobretudo porque o Brasil foi o único país que participou de todas as copas e a nação que conquistou nada menos que cinco títulos mundiais.

Se de quatro em quatro anos, as seleções de inúmeros países do mundo se reúnem para disputar a taça almejada, diariamente brasileiros de todas as classes sociais participam de "peladas" ou assistem a jogos em suas cidades.

O tema que envolve a todos, motivou e motiva pintores e escultores, como no caso das obras constantes do Acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo e do Museu da Escultura ao Ar Livre, que reproduzimos exatamente na data em que a seleção brasileira inicia sua jornada na Copa de 2006.

Seleção do Brasil " Canato. O artista nos transporta por instantes a um mundo de contrastes no qual vivemos.

Ele conta sempre um fato real, propõe coisas sobre as quais, muitas vezes, não mais pensamos, e seu maior mérito é aquele de oferecer ao espectador momentos de profunda reflexão.

E Agora Brasil? " Otávio Assad

Sua visão é simples e direta, mesmo que na sua tradição formal ela se apresente elaborada, pela intervenção de uma idéia da fantasia pictórica do artista.

Paulistinhas " Cristina Motta

Insistindo tanto sobre o conteúdo quanto sobre a forma, a energia criadora da artista coloca uma acentuação vibrante sobre motivos e cenas reais do cotidiano, onde a criança é a principal protagonista.

alesp