Ministérios apresentam na Assembléia programas para pequenos agricultores


27/02/2007 18:03

Compartilhar:

Renata Ribeiro, do Ministério do Desenvolvimento Social<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/OficinaPoPubl-Lem-roberta ribeiro.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Evento conjunto dos ministérios do Desenvolvimento Social, do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/OficinaPoPubl-rob-maria judith.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mário Roberto de Nascimento, do Serviço de Inspeção de Produtos Agropecuários, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/OficinaPoPubl-Lem-mario r nascimento.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maria Judith (Maju) Magalhães Gomes, delegada do Ministério do Desenvolvimento Agrário em São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/OficinaPoliticasPublicas maria judith m.gomes03.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os ministérios do Desenvolvimento Social, do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento realizaram evento conjunto nesta terça-feira, 27/2, na Assembléia Legislativa de São Paulo, para expor a representantes do poder público municipal e a pequenos agricultores e produtores agroindustriais os programas e políticas federais voltados para esse segmento.

"Existe um entrelaçamento entre os três ministérios com o objetivo de impulsionar a agricultura familiar, inclusive urbana", afirmou Maria Judith Magalhães Gomes (Maju), delegada do Ministério do Desenvolvimento Agrário em São Paulo. Segundo ela, o principal instrumento do MDA nessa área é o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), com diversas modalidades de crédito para as faixas de renda do pequeno agricultor. "Estamos em entendimento com o Banco do Brasil para aumentar o acesso ao Pronaf em São Paulo, que ainda é baixo diante das nossas expectativas", disse Maju. Em 2006 foram destinados R$ 2,3 milhões ao Pronaf em São Paulo, ela informou. Novo edital para o programa deve estar disponível em abril, no site do ministério (www.mda.gov.br).

Renata Ribeiro, do Ministério do Desenvolvimento Social, falou sobre a interface da produção agrícola com a comercialização, em Programas como Restaurantes Populares, Banco de Alimentos e Cozinhas Comunitárias. A seleção dos municípios para esses programas também é feita por edital, que deve estar disponível na internet (www.mds.gov.br) ainda este mês.

No encontro, o médico veterinário Mário Roberto de Nascimento, do Serviço de Inspeção de Produtos Agropecuários, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, fez uma explanação sobre programas de inspeção de produtos de origem animal.

alesp