Embaixadora da Noruega visita Parlamento paulista


26/05/2008 18:13

Compartilhar:

Turid Bertelsen Rodrigues Eusébio e Vaz de Lima <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2008/EMB NORUEGA turid b.r.eusebio e pres vaz (3 of 14)ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Economia, meio ambiente e cultura foram alguns dos temas abordados na visita que a embaixadora da Noruega, Turid Bertelsen Rodrigues Eusébio, fez nesta segunda-feira, 26/5, à Assembléia Legislativa, onde foi recebida pelo presidente Vaz de Lima.

Embaixadora no país desde agosto de 2007, Turid apontou a mudança no foco das atividades econômicas das empresas norueguesas no Brasil, antes voltadas principalmente para a indústria marítima e agora orientadas para os setores de petróleo, celulose e alumínio. "As empresas dos dois países têm feito um trabalho muito bom, em conjunto, na área petrolífera", ela avaliou.

Vaz de Lima destacou que "o Brasil vive um momento de definição muito importante. Nosso projeto de uso do etanol está avançando e, ao mesmo tempo, vemos aumentar a possibilidade de produção de petróleo com a descoberta de novos poços". Para a embaixadora norueguesa, essas novas jazidas trazem a expectativa de que a parceria econômica entre São Paulo e Noruega se estreite. Os investimentos noruegueses no Brasil chegam a 2 bilhões de dólares por ano, informou Turid.

Os investimentos em meio ambiente a partir do Plano Amazônia Sustentável, sobretudo na preservação de florestas tropicais, podem ser discutidos no âmbito federal com a visita que o primeiro-ministro norueguês, Jens Stoltenberg, deve fazer em setembro ao Brasil, adiantou Turid. Ela definiu ainda São Paulo como uma cidade da cultura, "capaz de atrair os talentos da vanguarda".

Vaz de Lima mostrou à embaixadora pranchas com o projeto de urbanização que incorpora o Palácio 9 de Julho ao Parque Ibirapuera e presenteou-a com uma maquete do Monumento às Bandeiras, de Victor Brecheret.

alesp