CPI quer ouvir Carlos Lessa e representantes de funcionários da Eletropaulo


08/02/2007 17:48

Compartilhar:

Deputados Jonas Donizette, Aldo Demarchi e Afonso Lobato <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/CPIEletro-rob__1753.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Antonio Mentor, autor do pedido de convocação e presidente da CPI<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/CPIEletro-rob_1749.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputados João Caramez e Jonas Donizette<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/CPIEletro-rob__1763.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga possíveis irregularidades em empréstimo feito pelo BNDES ao grupo americano AES para a aquisição da Eletropaulo Metropolitana aprovou nesta quinta-feira, 8/2, a convocação de Carlos Lessa, ex-presidente do banco, Roberto Timóteo da Costa, ex-diretor financeiro, e Wilson Marques de Almeida, vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Energéticos do Estado de São Paulo (Sinergia/CUT).

Segundo o autor do pedido de convocação e presidente da CPI, Antonio Mentor (PT), a convocação de Lessa e do ex-diretor financeiro justifica-se pela necessidade de ouvir os dirigentes do BNDES à época da renegociação do empréstimo. Já o sindicato que representa os trabalhadores da Eletropaulo acompanhou todo o processo de privatização da empresa e esteve preocupado em garantir os direitos dos trabalhadores.

A CPI aprovou também requerimento do deputado Jonas Donizette (PSB) para que a Secretaria da Fazenda do Estado preste informações sobre os pagamentos efetuados pela empresa ou consórcio de empresas que adquiriu o controle acionário da Eletropaulo Metropolitana, em leilão realizado pela Bovespa em 15/3/1998. O deputado quer que a secretaria informe se os valores pagos correspondem a pagamento da parte principal da dívida ou de eventuais, bem como a data pactuada para o pagamento e quando ocorreu a efetiva liquidação. O requerimento pede também informações sobre eventuais autuações tributárias e penalidades impostas pela Secretaria da Fazenda à Eletropaulo e suas sucessoras, a partir de 15/4/1998, a motivação de cada uma delas e em que fase se encontra a aplicação das penalidades.

Novo membro

Antonio Mentor (PT) comunicou que o deputado Roberto Felício (PT) passa a compor a comissão como membro efetivo, em virtude do pedido de desligamento de Sebastião Arcanjo (PT). Anunciou também que os trabalhos da CPI terão prosseguimento na próxima semana, com reuniões na terça, quarta e quinta-feira, para que se possam produzir os resultados da investigação até 14/3, término da atual legislatura.

alesp