Deputado cobra Expresso Leste para o Alto Tietê


11/07/2007 10:58

Compartilhar:

Estevam Galvão e secretário adjunto dos Transportes metropolitanos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/ESTEVAM EXPRESSO LESTE A.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O líder dos Democratas na Assembléia, deputado Estevam Galvão, participou na manhã de ontem, 10/7, de uma audiência com o secretário adjunto de Transportes Metropolitanos, João Paulo de Jesus Lopes, e o presidente da CPTM, Álvaro Armond, para cobrar a vinda do Expresso Leste até Mogi das Cruzes.

Durante a reunião, Armond e Lopes garantiram que estudos já estão sendo realizados para que a modernização dos trens chegue até Mogi. Já Suzano, que está inclusa no cronograma de obras da CPTM, será contemplada com o Expresso Leste em 2010. A confirmação reitera as declarações do governador José Serra, que esteve recentemente na região a convite do deputado Estevam.

"A ida do Expresso Leste para Suzano já faz parte da programação da CPTM e a previsão para a realização das obras é em 2010. Será feita uma reforma completa na estação, totalmente readaptada para pessoas portadoras de necessidades especiais, com elevadores e outros equipamentos que promoverão conforto para os usuários. Já os trens, totalmente novos, terão ar condicionado, freios ABS e equipamentos de comunicação, TVs, por exemplo", explicou o adjunto de Transportes Metropolitanos.

Sobre a extensão do Expresso Leste até Mogi, o presidente da CPTM afirmou que a obra é viável e estudos já estão sendo realizados. No entanto, a obra deverá ser realizada entre médio e longo prazo, devido às dificuldades que o local apresenta. "Mogi possui oito passagens de nível. Se colocarmos o Expresso Leste nas condições atuais, a cidade pára. A opção seria colocar passagens subterrâneas. Podemos buscar recursos junto ao Ministério das Cidades, para viabilizar a realização deste projeto, mas o assunto já vem sendo amplamente discutido, inclusive com o prefeito Junji Abe", adiantou.

A pedido do deputado, Armond detalhou os trabalhos da CPTM para a modernização do transporte ferroviário e as estações. Ele lembrou que o sistema transformará os trens em "metrôs de superfície". "Será reformulado todo o sistema de atendimento dos trens, que passarão a ser metrôs de superfície. O cronograma de obras em todas as linhas segue até 2014, conforme termo de ajustamento de conduta junto ao Ministério Público. Já compramos 16 trens novos e há licitações em andamento para a aquisição de mais veículos, totalmente modernizados", disse.

Uma nova audiência deverá ser marcada com o deputado no início de agosto, quando a Secretaria emitirá mais informações sobre os investimentos da CPTM na região.



Segurança

Além da modernização das linhas férreas, o presidente da CPTM comentou outras ações imediatas realizadas nas estações de trem, entre elas a melhoria na segurança e vigilância 24 horas por dia. "Mesmo antes do processo de modernização, já conseguimos melhorar a situação das estações em várias linhas, através do reforço na segurança e vigilância em tempo integral. A linha F (Calmon Viana), antes muito problemática, já teve queda nas ocorrências e trânsito de camelôs", apontou.



Audiências

Ainda hoje, o deputado realizará uma audiência com o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, para tratar de reivindicações referentes à cidade. O encontro está marcado para às 17h, na Prefeitura.

Já amanhã, o deputado realizará uma nova audiência com o secretário estadual de Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, para discutir a reabertura da UTI da Santa Casa de Suzano. O provedor da entidade, Neylor Ramalho, participará da audiência. Em recente visita do governador a Suzano, Estevam anunciou o envio de R$ 1 milhão para reabrir a UTI, fechada há mais de quatro anos por falta de recursos. A emenda foi confirmada pelo governador e deverá ser pauta de discussão na audiência com Barradas.

egalvao@al.sp.gov.br

alesp