Prevenção e tratamento de doenças nas escolas


07/07/2009 16:52

Compartilhar:

Baleia Rossi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2009/BALEIAROSSIDOENCAS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Baleia Rossi, líder do PMDB, apresentou ao governo paulista a Indicação 2.022/2009, sugerindo a instalação de consultórios odontológicos e oftalmológicos nas escolas públicas. Baleia Rossi defende que cirurgiões-dentistas e oftalmologistas contratados pelo Estado realizem exames avaliativos nos alunos logo no início do ano letivo.

"Os problemas mais simples poderão ser tratados nos próprios consultórios instalados nas escolas e os mais complexos seriam encaminhados a clínicas e hospitais beneficentes que têm especialistas para casos de maior gravidade", argumenta o deputado. "Se o diagnóstico da doença bucal ou oftalmológica for precoce, o tratamento e a cura serão mais fáceis e rápidos", garante, lembrando que a capacidade de aprendizagem dos alunos poderá aumentar significativamente.

Na justificativa de sua proposta, Baleia Rossi também argumenta que o número de alunos das escolas de ensino infantil e de primeiro grau com problemas odontológicos ou oftalmológicos é maior do que se supõe. "Recentemente uma emissora de TV exibiu reportagem mostrando que numa escola pública de Campinas que realizou estes exames experimentalmente constatou-se que mais de 30% dos alunos apresentaram problemas bucais ou visuais", observa.



baleiarossi@al.sp.gov.br

alesp