Debate sobre a preservação dos Altos da Mantiqueira


17/03/2010 17:01

Compartilhar:

Deputado Carlinhos (ao microfone) defende o diálogo para encontrar a melhor forma de preservar a Serra da Mantiqueira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2010/CARLINHOS2MANTIQUEIRA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Um novo cronograma de debates para a criação do Parque Nacional dos Altos da Mantiqueira está tranquilizando moradores, fazendeiros e proprietários da região. Esta decisão foi anunciada em reunião realizada na Faculdade de Engenharia da Unesp de Guaratinguetá, no último dia 12/3, pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão do Ministério do Meio Ambiente, que conduz o processo.

A ampliação dos prazos vem ao encontro de proposta defendida por moradores, comerciantes, proprietários, prefeitos e deputados da Frente Parlamentar de Apoio aos Municípios do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte. Estes setores acham necessário avançar nas discussões quanto à melhor formatação de defesa da biodiversidade dos Altos da Mantiqueira.

A reunião contou com a presença de deputados estaduais da Frente Parlamentar, representantes técnicos de prefeituras, ambientalistas e do diretor do ICMBio, Rogério Rocco. Da Frente Parlamentar participaram os deputados Afonso Lobato (PV), presidente, Carlinhos Almeida (PT) e Mozart Russomanno (PP).

Segundo o representante do ICMBio, não há interesse do governo federal em criar unidades de preservação de áreas já ocupadas ou em terras produtivas "Se num primeiro momento a proposta original assustou a sociedade, o processo de consulta serve exatamente para que a sociedade venha interferir e sugerir um novo desenho", disse Rocco.

O projeto de criação do Parque Nacional foi apresentado em outubro de 2009 pelo ICMBio. O parque teria 86 mil hectares de área de preservação integral e envolve 14 municípios dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Pelo cronograma original, os debates se encerrariam já na próxima semana.



carlinhos@carlinhos.org

alesp