Audiência pública debate combate ao trabalho precário


21/09/2011 12:56

Compartilhar:

Hamilton discursa na audiência pública<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2011/HAMILTONprecTRAB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O trabalho precário na ótica dos trabalhadores e das centrais sindicais e as formas de combatê-lo foram tema de audiência pública realizada na Câmara Municipal de Sorocaba em 16/9, com a presença do deputado Hamilton Pereira (PT). O evento foi organizado pelo vereador Izidio de Brito e reuniu Legislativo, Executivo, sindicatos, entidades, Ministério Público e Ministério do Trabalho.

Para Hamilton, "nós já temos leis. Precisamos unir esforços para não deixar passar nenhuma irregularidade contra o trabalhador". O parlamentar lembrou ainda da marcha contra o trabalho infantil realizada nos anos 1990, e sugeriu a realização de outra marcha, desta vez visando combater o trabalho precário.

O gerente regional do Trabalho e Emprego, Vitório José Catai, destacou que o trabalho precário está em todos os setores, através do assédio moral ou da falta de segurança nas indústrias. A dificuldade de fiscalização foi apontada como o maior problema.

Representando o Ministério do Trabalho, Mônica Annunciato Marques da Silva apontou a cooperação como saída. Segundo ela, para possibilitar o trabalho do ministério, seria importante uma parceria com a prefeitura, o Cerest e os sindicatos.

Ao final, Izídio de Brito (PT) anunciou que foram pontuadas mais de 50 propostas, de ações e de leis, que agora serão priorizadas e discutidas por um grupo de trabalho que deverá se reunir no dia 5 de outubro na sede do Conselho Sindical. (mlf)



hpereira@al.sp.gov.br

alesp