Parlamentar participa de convenções nikkeis em Registro e São Paulo


30/07/2007 11:50

Compartilhar:

Autoridades na abertura do encontro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SAMUEL MOREIRA  45.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Samuel discursa durante o evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SAMUEL MOREIRA  7.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Minuto de silêncio para as vítimas do acidente aéreo em Congonhas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SAMUEL MOREIRA  22.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Autor da proposta de criação de uma Comissão de Representação da Assembléia Legislativa para acompanhar as comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, o deputado Samuel Moreira (PSDB) participou, nos dias 17 e 18 de julho, da 14ª Convenção Pan-Americana Nikkei e da 48ª Convenção de Nikkeis e Japoneses Residentes no Exterior, ambas realizadas em São Paulo. A programação incluiu também a visita dos participantes a Registro, no Vale do Ribeira, considerada marco da imigração japonesa. O evento foi no dia 19 e contou com a presença de Samuel Moreira, ex-prefeito daquela cidade.

A reunião no Vale do Ribeira teve a participação de representantes de 24 países e começou com um culto ecumênico. Membros da igreja Católica, Budista, Seicho-No-Ie, Omoto-Kyo, Episcopal e Messiânica compareceram. Após o almoço, os nikkeis conheceram o Museu da Imigração Japonesa e a Fábrica de Chá Ribeira.

Samuel Moreira destacou a importância dos imigrantes japoneses para o desenvolvimento social e econômico de Registro e de todo o Estado. Lembrou do período em que foi prefeito e de ações de sua administração que contribuíram para o fortalecimento da cultura japonesa e para a integração dos imigrantes na cidade. "É importante pensarmos como a integração entre nós tem se dado de maneira fraterna, solidária e com espírito cooperativo. Importante, também, festejarmos e lembrarmos que toda essa convivência, o trabalho, a amizade, a luta pelo desenvolvimento econômico e social têm seu início quando o navio Kasato Maru aporta em Santos, em 18 de junho de 1908, trazendo os 781 primeiros imigrantes japoneses, vinculados ao acordo imigratório entre Brasil e Japão", ressaltou o deputado. "É uma grande satisfação poder, juntamente com vocês, participar e ajudar a escrever a continuação dessa bela história", concluiu.

samuelmoreira@al.sp.gov.br

alesp