Proposta a criação do Dia Estadual da Doula


11/05/2011 09:04

Compartilhar:

Apoio à gestação<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2011/ANAPERUGINIDOULA.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Ana Perugini (PT) propôs projeto que homenageia e cria o Dia Estadual da Doula, em 18 de dezembro. O objetivo é divulgar o trabalho que, cada vez mais, vem contribuindo para que mulheres tenham uma gestação tranquila, um trabalho de parto sem traumas. E, se possível, de parto natural, aquele com a mínima interferência médica, comprovadamente o procedimento mais saudável tanto para a mãe, quanto para o bebê.

Caso aprovado e transformado em lei, a propositura, que tramita sob o número 344/2011 servirá tanto para estimular ações informativas visando à conscientização sobre a importância das doulas, como para promover debates e outros eventos sobre o trabalho delas durante a gestação.

A palavra "doula" vem do grego e significa "mulher que serve". Aplica-se às mulheres que dão suporte físico e emocional a outras mulheres durante a gestação, no trabalho de parto e na amamentação. Durante a gestação, a doula orienta o casal sobre o que esperar do parto e pós-parto. Explica os procedimentos comuns e ajuda a mulher a se preparar, física e emocionalmente. No parto, ela pode ser como uma interface entre a equipe de atendimento e o casal.

A doula não substitui o acompanhante. Ela também dá suporte e orienta o acompanhante a oferecer apoio e conforto à mulher, mostrando como ser útil e não ficar perdido na assistência à mulher, o que normalmente ocorre.



aperugini@al.sp.gov.br

alesp