Frente Parlamentar da Mineração recebe recém-nomeado subsecretário da pasta


01/03/2012 19:40

Compartilhar:

Ulysses Tassinari, Samuel Moreira, João Caramez e José Fernando Bruno<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2012/FrenteMineracao01mar12Robdeps UlyssesSamuelCaramezeJoseFernandoBruno.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da Comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2012/FrenteMineracao01mar12Rob.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Aldo Dermarchi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2012/FrenteMineracao01mar12RobdepAldoDemarchi.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Frente Parlamentar da Mineração, presidida pelo deputado João Caramez (PSDB), recebeu o recém-nomeado subsecretario da mineração, José Fernando Bruno. A criação da Subsecretaria da Mineração, quarta área da Secretaria de Energia do Estado, antiga reivindicação da frente parlamentar, foi comemorada pelo setor, que compareceu à reunião de apresentação do subsecretário.

A Secretaria de Energia do Estado já atua nos setores de energia elétrica, renováveis e petróleo e gás. A especificidade da mineração motivou sua separação do petróleo e gás. O objetivo da subsecretaria é elaborar e executar políticas públicas para o setor no Estado e contribuir para o desenvolvimento da mineração paulista de forma sustentável e em harmonia com o uso e ocupação do solo.

Fernando Bruno apresentou a nova subsecretaria, discorrendo sobre sua estrutura operacional e principais metas. Destacou como aspectos prioritários o planejamento e a execução, os programas de aperfeiçoamento tecnológico, o fomento à produção mineral em consonância com as necessidades ambientais, o ordenamento territorial, a elaboração de plano diretor de mineração e a inserção da mineração nas políticas municipais.



Preconceito



De acordo com Fernando Bruno, um dos maiores entraves a serem superados é o preconceito que o setor sofre por ser visto como atividade degradadora. "A sociedade depende da mineração em todos os setores, até em complexas cirurgias", ressaltou o subsecretário, lembrando que somente por meio da organização do setor e do trabalho conjunto com outras secretarias, esse problema pode ser superado.

João Caramez afirmou que a centralização das demandas do setor na Subsecretaria da Mineração é um importante avanço, e é fruto da luta e da forte atuação da frente parlamentar. "A Frente Parlamentar de Apoio à Mineração é reconhecida como uma das mais atuantes da Assembleia. Isso acontece em decorrência da participação ativa de todos os seus membros e colaboradores", destacou.

Comparecerem também à reunião os deputados Samuel Moreira (PSDB), Ulysses Tassinari (PV) e Aldo Demarchi (DEM), que comemoraram a criação da subsecretaria e a nomeação de Fernando Bruno. Representantes de órgãos técnicos, sindicatos e associações, além de mineradores, deram as boas-vindas ao subsecretário e apresentaram reivindicações e sugestões. (DA)

alesp