Regimento de Cavalaria comemora 112 anos


07/10/2004 18:55

Compartilhar:

Deputado Coronel Ubiratan participa das comemorações <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/ubiratan1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Coronel Ubiratan e o presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado Sidney Beraldo, durante as comemorações dos 112 anos do Regimento de Cavalaria<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/ubiratanpres.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Regimento de Polícia Montada 9 de Julho iniciou nesta quarta-feira, 6/10, as comemorações dos seus 112 anos com uma festa realizada na própria unidade. A solenidade contou com a presença do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sidney Beraldo (PSDB), do deputado Coronel Ubiratan (PTB), ex-comandante do Regimento de Cavalaria, do comandante geral da Polícia Militar, Coronel Alberto Silveira Rodrigues, e dos comandantes militares do Estado de São Paulo.

O Regimento de Polícia Montada 9 de Julho foi criado em 11 de outubro de 1892 e é uma das mais tradicionais unidades da Polícia Militar, tendo como atual comandante interino o major Eduardo José Félix de Oliveira.

A unidade participou dos principais eventos que marcaram a história nacional, como as revoluções de 1924, 1926, 1930 e 1932 e ainda da Revolução de 31 de março de 1964.

A denominação "9 de Julho" foi uma homenagem do então governador do Estado Jânio Quadros no ano de 1955 ao povo paulista e à sua heróica participação na Revolução de 1932.

Hoje, o Regimento de Cavalaria é um Órgão Especial de Execução, subordinado ao Comando de Policiamento de Choque, atuando na preservação e manutenção da ordem pública em todo o Estado, em operações especiais rurais e urbanas, controle de tumulto e nas atividades de fundo social e cultural, através da Banda de Clarins (montada), da Escola de Volteio, da Equoterapia, do desporto eqüestre e, principalmente, do policiamento ostensivo preventivo montado.

Condecorações

Na manhã do último dia 6 foram entregues medalhas comemorativas ao Centenário do Regimento de Cavalaria a amigos e colaboradores, a autoridades civis e militares.

Foram entregues também as medalhas de Valor Militar. Foi agraciado com a medalha em grau ouro o coronel da Reserva PM Plínio Anganusi, ex-comandante do Regimento, por mais de 30 anos de serviços prestados a Polícia Militar.

Durante esta semana será realizado o XXV Concurso Hípico das Polícias Militares, com a presença de equipes das polícias militares de oito estados e do Exército do Uruguai.

O deputado Coronel Ubiratan, tri-campeão do concurso hípico, inaugurou a galeria dos campeões.

alesp