Deputados do Timor-Leste visitam a Assembleia


29/04/2009 20:53

Compartilhar:

Manuel Tilman, presidente da Comissão de Economia e Finanças do Timor-Leste <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2009/Dep Manuel Tilman-Timor Leste pronunciando (3).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente da Assembleia, deputado Barros Munhoz, recebeu nesta quarta-feira, 29/4, uma comitiva de parlamentares do Timor-Leste. Entre os presentes, estava o deputado Manuel Tilman, presidente da Comissão de Economia e Finanças (CEF) do Legislativo Nacional daquele país; Estanislau da Silva, Maria Terezinha Viegas e Francisco Miranda Branco, membros da Subcomissão de Economia; Bruno Teixeiras de Lancastre, assessor jurídico internacional da CEF; Paulo da Costa Nunes, técnico de apoio às comissões; e Sérgio Henrique Avalleda, presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que viveu durante quatro meses no Timor-Leste a convite da ONU.

Os deputados do Timor permanecerão em São Paulo até 3/5, quando irão para Brasília. De acordo com Tilman, o Timor-Leste possui 1 milhão de habitantes, 12.000 km² de área e 80% da população vive da agricultura de subsistência, com predomínio de café e arroz. Este ano, o país completa sete anos de independência.

A comitiva timorense ouviu parte da sessão ordinária e o presidente da Comissão de Economia e Finanças, Manuel Tilman, tomou a palavra e fez uma saudação. Alguns deputados da Casa também homenagearam a vinda da comitiva ao Brasil.

"Somos produtores de petróleo e gás natural, e viemos aqui por questões financeiras e técnicas", explicou Tilman. O deputado timorense falou sobre a solidariedade do povo brasileiro, principalmente no Estado de São Paulo, e agradeceu a ajuda do governo na área de justiça e educação de seu país.

"É uma emoção muito grande, pois todos nós brasileiros acompanhamos com torcida a luta pela independência do Timor-Leste, a bravura desse povo irmão, que fala nossa língua e que temos afinidade", falou Munhoz sobre a importância da visita da comitiva.

O presidente da Assembleia paulista recebeu um pano tradicional considerado uma honraria no Timor-Leste, chamado "tais", e entregou também uma lembrança aos timorenses. "Nossa mensagem de amizade e de desejo que esse país se desenvolva, se fortaleça, seja feliz e seja um país livre, democrático", finalizou.

alesp