TCE apresenta projeto de auditoria eletrônica de órgãos públicos


13/11/2009 18:30

Compartilhar:

Funcionários da Assembleia durante apresentação do Projeto Audesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2009/tcemonica.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Funcionários da Assembleia Legislativa de diversos setores da Secretaria Geral de Administração, como Compras, Finanças e Contalilidade, e também do Departamento de Serviços Gerais, Procuradoria e da 2ª Secretaria estiveram presentes nesta sexta-feira, 13/11, a uma apresentação do Projeto Audesp do Tribunal de Contas do Estado.

O secretário diretor-geral do TC, Sérgio Ciquera Rossi, explicou que o Audesp, iniciado em 2003, é um processo de Auditoria Eletrônica de Órgãos Públicos, que pretende modernizar o sistema de prestação de contas, possibilitando o acompanhamento dos atos administrativos através dos meios eletrônicos. Obrigatório para os municípios paulistas desde 2003, o Audesp pretende ser um banco de dados único, com informações padronizadas para, por exemplo analisar licitações. O projeto possui portal próprio (www.tce.sp.gov.br/audesp), que permite a consulta dos dados pela população, através do link Consulta Cidadã.

Maurício Queiroz de Castro, diretor técnico do TC, fez explanação sobre como funciona o sistema. No portal, dados contábeis e de planejamento, de pessoal, atos administrativos e licitações e contratos dos órgãos públicos, entre outros, são centralizados, facilitando o processo de fiscalização por parte do Tribunal de Contas.

alesp