Centro Oncológico de Mogi das Cruzes recebe doação


11/11/2009 10:37

Compartilhar:

Deputado doa laringes para o centro oncológico<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2009/ESTEVAMGALVAOONCOLOGICO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O líder do Democratas na Assembléia, deputado Estevam Galvão, visitou, na manhã no dia 9/11, o Centro Oncológico de Mogi das Cruzes e oficializou a doação de três laringes eletrônicas. A ação faz parte da campanha "Dê voz ao paciente", promovida pela Associação de Combate ao Câncer do Alto Tietê (ACCAT), com o objetivo de arrecadar recursos para a aquisição destes equipamentos para o Centro Oncológico.

"Participei há algum tempo atrás da inauguração deste importante espaço em Mogi e agora tenho o prazer de retornar para realizar a doação destes equipamentos. Tenho certeza de que ajudaremos muitos pacientes", afirmou o deputado, que esteve acompanhado do representante da ACCAT, Dr. Flávio Isaías, que lembrou que a campanha continua em Mogi das Cruzes. "O objetivo da campanha é devolver a voz aos pacientes carentes que fizeram a retirada cirúrgica da laringe (laringectomia)", explicou.

A laringe eletrônica é um dos métodos mais rápidos para reabilitação vocal. O paciente laringectomizado precisa de um treinamento de no máximo um mês para aprender a falar com o aparelho. Em outros métodos, como a voz esofágica, o paciente leva até três meses para sonorizar as primeiras palavras com nitidez.

Quem tiver interesse em colaborar com a doação do aparelho pode entrar em contato com a entidade pelo telefone 4729-9061.

egalvao@al.sp.gov.br

alesp