Museu de Arte - Nelson Lieff transforma o inútil em obra de arte usando imaginação, humor e poesia


19/10/2009 10:08

Compartilhar:

Mulher<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2009/NELSON LIEFF - MULHER.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Nelson Lieff<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2009/NELSON LIEFF.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Muitas vezes classificado como artista da sucata, poeta do precário e artesão da assemblagem, Nelson Lieff tem como qualidade principal a espontaneidade. As utilizações dessas sucatas constituem um protesto contra a sociedade de consumo ou uma atitude irônica face à variedade de nossa civilização? Nada disso importa.

Sua arte possui o dom de transformar os elementos que, desintegrados de objetos inutilizados e relegados ao depósito tecnológico, se transformam em objetos estéticos destinados a uma nova função, cuja temporalidade é menos efêmera e o caráter artístico mais fundamental.

Em suas obras, descobrimos um objeto que outrora era um utensílio do cotidiano, parte de uma bijuteria feminina, peça de automóvel ou de um brinquedo de criança e que numa mágica fantástica o artista as reúne para elaborar criaturas de uma surpreendente vivacidade.

Na escultura em sucata de ferro e aço intitulada "Mulher", obra doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, o escultor faz renascer dos restos de objetos mortos e silenciosos uma criatura curiosa e vigorosa, que não necessita falar para comunicar sua missão.



O Artista



Nelson Lieff nasceu em São Paulo, no ano de 1946. Há 30 anos atua na área de comunicação visual como designer gráfico e artista plástico. Participou de inúmeros projetos de arquitetura e paisagismo com Flavio de Carvalho.

Criou embalagens para as empresas Nestlé e Cinzano com Mário Seabra e realizou ilustrações para revistas e livros da Editora Abril e Editora Globo. Elaborou marcas e logotipos, além de efeitos especiais e cenários para a televisão e produtoras de vídeo. No litoral de São Paulo dedicou-se ao restauro de peças marítimas antigas.

Participou de várias exposições individuais e coletivas com desenhos, pinturas e esculturas, destacando-se entre elas: "Esculturas", Festival de Inverno de Campos do Jordão, SP; "Desenhos", Espaço Cultural de Campos do Jordão, SP; Espaço Cultural da Caixa Econômica Federal de Caraguatatuba, SP (1981); "Desenhos e Esculturas", Galeria Itaú, SP (1982); "Esculturas", Litoral Norte 7, Sadalla Galeria de Arte, SP (1989); Espaço Cultural do Porto Grande Hotel, São Sebastião, SP (1990); "Desenhos e Esculturas", Galeria de Artes Berlitz, SP (1995); "Jazz: Desenhos e Pinturas", Espaço Cultural Bourbon Street Music Club, SP (1996); ExpoArte " Feira Internacional de Arte, Padova, Itália (2004), Espaço Cultural Candido Portinari (2007).

Possui obras em diversas coleções particulares, oficiais e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp