Maria Lúcia Prandi é eleita 4ª secretária da Assembléia


16/03/2007 16:51

Compartilhar:

Deputada Maria Lúcia Prandi <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Prandi067.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) foi eleita 4ª secretária da Assembléia Legislativa de São Paulo, passando a integrar a Mesa Diretora dos trabalhos no biênio 2007-2009. A eleição ocorreu na quinta-feira, 15/3, logo após a parlamentar ter sido empossada no quarto mandato de deputada estadual. Prandi foi indicada pela bancada do PT.

Esta é a terceira vez que a parlamentar ocupa cargo na Mesa Diretora. Foi 4ª secretária, no período 2003-2005, e ocupou a 2º secretaria, em 2005. A deputada destaca que a consagração do seu nome para compor a Mesa demonstra respeito e reconhecimento. "Este é o Legislativo do Estado mais rico da nação. Integrar a corpo diretivo é uma evidência da responsabilidade com que vimos desempenhando a função parlamentar", pondera Maria Lúcia.

"As mulheres são minoria no Parlamento paulista, o que confere maior significado à conquista do cargo", ela enfatiza: "É importante a presença e a representatividade feminina em todas as posições e em todos os espaços. Não há progresso com a exclusão de um grupo social. É fundamental sensibilizar e conscientizar a sociedade para a necessidade de haver plena participação da mulher."

História

Professora e diretora da rede estadual de ensino, Maria Lúcia Prandi iniciou sua atuação política na Apeosp. Entre 1989 e 1992, foi secretária de Educação de Santos. Vereadora mais votada da cidade nas eleições de 1992, a parlamentar foi eleita para presidir a Câmara Municipal, entrando para a história como a primeira mulher a ocupar o cargo.

Nos dois anos de mandato (1993-94), Prandi comandou um trabalho de moralização sem precedentes na história do Legislativo santista: cortou gastos, demitiu funcionários fantasmas e promoveu economia de US$ 20 milhões. O dinheiro foi devolvido aos cofres da prefeitura, para investimentos no setor habitacional. A repercussão das ações impulsionou a primeira eleição de Prandi para a Assembléia Legislativa.

A deputada Maria Lúcia Prandi assume o quarto mandato reafirmando o compromisso de firme defesa da Baixada Santista e reiterando o empenho para fazer avançar a luta por avanços sociais. Ela ressalta: "Acredito na política como instrumento para mudar a realidade e fazer avançar a democracia, a cidadania e a igualdade social".

alesp