Homenagem ao capitão Alberto Mendes Júnior


12/05/2009 16:54

Compartilhar:

Olimpio Gomes participa da solenidade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2009/OLIMPIOGOMESHEROIPOLICIA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Olimpio Gomes (PV) participou, no dia 11/5, de solenidade em homenagem ao heroi da Polícia Militar, capitão Alberto Mendes Júnior, vítima de emboscada liderada pelo movimento armado Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), comandada pelo desertor do Exército Carlos Lamarca, em maio de 1970. Realizado no 1º Batalhão de Polícia de Choque Tobias de Aguiar, o evento relembrou o 39º ano do assassinato do então tenente que se ofereceu como refém em troca da libertação de seus comandados.

Em meio a muita emoção, Adauto Mendes, de 61 anos, irmão do heroi, agradeceu ao comandante do 1º Batalhão, tenente-coronel Paulo Adriano Telhada. "É importante que essa data não caia no esquecimento". Agradeço também o esforço do deputado Olimpio pela Indicação 303/2007, em que propôs a promoção "post mortem" de meu irmão ao posto de coronel PM. Não queremos indenização, apenas reconhecimento", acrescentou, afirmando que os colegas da Turma de Aspirantes de 1969, da qual seu irmão fazia parte, hoje são coronéis da reserva da PM.

Como lembrou o coronel da reserva Washington Faria Soares, "Mendes Júnior foi mais que guerreiro, foi homem de coragem que ofereceu sua própria vida pela de seus amigos da Força Pública", desabafou.

Após a solenidade, todos os presentes se dirigiram à Praça Coronel Fernando Prestes, na Luz, em frente ao Comando Geral da Polícia Militar, onde foi inaugurado o busto em homenagem ao capitão Mendes Júnior.



molimpio@al.sp.gov.br

alesp