Deputado participa da apresentação do Plano Diretor de Suzano


29/05/2007 11:44

Compartilhar:

José Candido fala na apresentação do Plano Diretor de Suzano <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/JOSE CANDIDO SUZANO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado José de Souza Candido (PT) participou no sábado, 26/5, da apresentação final do Plano Diretor Participativo de Suzano. No evento, realizado na Faculdade Bandeirante, daquela cidade, Candido demonstrou sua preocupação em reorganizar a cidade e também com as questões ambientais. "Suzano cresceu de forma desorganizada. Através desse plano, poderemos proteger os mananciais, respeitar as leis que os protegem e também atender as pessoas que vivem nessas áreas", ressaltou o deputado.

A participação popular foi ressaltada pelo parlamentar: "Ela é necessária para que se tenha uma cidade boa e feliz", disse. O deputado manifestou o desejo de que os próximos prefeitos respeitem e apliquem o plano apresentado.

O evento contou com a presença do prefeito de Suzano, Marcelo Candido, do seu vice, Mauro Vaz, do secretário municipal de Política Urbana, Miguel Afonso, dos vereadores Luíz Carlos Geraldo (Luizinho) e Quitéria David de Araújo e do coordenador de Habitação, Edílson Mineiro.

O prefeito de Suzano, Marcelo Candido, falou das melhorias na cidade, como a construção de Unidades Básicas de Saúde. Também ressaltou a participação popular na construção do Plano Diretor. "Criamos uma comissão compartilhada, realizamos plenárias, reuniões e análise. E, agora, apresentamos o projeto com plena participação popular. Um plano que olha para os apontamentos dos cidadãos, que contempla o Estatuto das Cidades e respeita a Constituição e que irá corrigir as irregularidades do passado", afirmou o prefeito.

Cerca de cem pessoas participaram da apresentação final do plano, construído, segundo Edílson, por meio de plenárias populares. Previsto para os próximos dez anos, o plano traz as reivindicações da população apresentadas ao longo das reuniões de planejamento. Sua construção foi dividida em seis etapas e a partir de 14 reuniões plenárias regionais.

Segundo o vereador Luizinho, em 1994, a antiga gestão colocou em votação o Plano Diretor sem análise dos parlamentares e sem a possibilidade de participação popular. "Nesta gestão é diferente. O projeto tem o pensamento e anseio do povo suzanense", afirmou o vereador.

Já Miguel Afonso acredita que a cidade terá grandes avanços a partir da aplicação do plano. "É uma proposta construída ao longo de um ano, com a intenção de contemplar os diversos segmentos da cidade, com olhar voltado para o futuro", enfatizou o secretário.

O Plano Diretor de Suzano deve ser apresentado na Câmara Municipal da cidade no próximo mês para análise e votação.

josecandido@al.sp.gov.br

alesp